A forte frente fria que avançou pelo Brasil nos últimos dias alcançou a região de Salvador e ainda está próxima ao litoral norte da Bahia, embora já comece a enfraquecer. A passagem desta frente fria deixou o litoral da Bahia com o tempo muito instável por vários dias, causando volumes de chuva excepcionais em pouco tempo. Nos próximos dias, a chuva enfraquece na região de Salvador, mas volta a aumentar no Sul da Bahia.
Chuva de cinco dias supera média para outubro em Salvador
Desde o início de outubro, o Instituto Nacional de meteorologia já registrou 82,2 mm de chuva acumulados em Salvador, na região do parque zoobotânico Getúlio Vargas. Praticamente toda a chuva caiu entre os dias 19 e 23 de outubro. Somente entre os dias 20 e 21, choveu 40 mm nesta região. A média histórica de precipitação para outubro em Salvador é de 91 mm. Mas em outros locais de Salvador, o volume de chuva superou os 150 mm, conforme a medição do Cemaden – Centro Nacional Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Confira alguns volumes de chuva que foram observados na região de Salvador entre os dias 19 e 23 de outubro de 2025
225,8 mm Pirajá
204,6 mm Cajazeiras
203 mm Brotas
191,9 mm Nova esperança
176,8 mm Piatã
115,8 mm Valéria
Muita chuva no Sul da Bahia
O volume de chuva que caiu no extremo sul da Bahia com a passagem desta forte frente fria foi muito elevado para esta época do ano. Vários locais acumularam mais de 100 mm em apenas cinco dias. Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de precipitação normal para o extremo sul da Bahia em outubro varia de 100 a 150 mm.
Volumes de chuva elevados acumulados entre 19 e 23 de outubro de 2025 no sul da Bahia
154,1 mm Santa Cruz Cabrália
114,8 mm Pau Brasil
104,2 mm Guaratinga
100,2 mm Camacan
99,5 mm Porto Seguro/Trancoso
84,3 mm Itabuna
Chuva diminui em Salvador e aumenta no sul da Bahia nos próximos dias
Nos próximos dias, a chuva tende a enfraquecer na região de Salvador, mas não vai parar completamente. Para esta sexta-feira, 24 de outubro, ainda há risco de chuva moderada a forte na região da capital baiana, mas sem ocorrência de raios. A partir do sábado, a tendência é de diminuição da frequência e do volume de chuva. As pancadas de chuva enfraquecem e os períodos com sol aumentam na região do Recôncavo Baiano.
Mesmo com o enfraquecimento da chuva, a população do recôncavo baiano deve ficar atenta para alguma movimentação de terra por causa do excesso de chuva que foi acumulado nesses últimos dias.
Já para o Sul da Bahia, a previsão é de que a chuva volte a aumentar a partir desta sexta-feira, 24 de outubro. A infiltração de umidade marítima vai se intensificar novamente estimulando a formação de novas áreas de instabilidade. Há risco de temporal nesta sexta-feira. Durante o fim de semana a chuva vai continuar frequente, especialmente no litoral sul da Bahia, podendo cair com moderada a forte intensidade em algumas horas.



