A partir desta terça-feira (26), a circulação de ventos que sopra do oceano em direção à costa do continente vai continuar favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre parte do leste do Nordeste. Esse padrão de umidade deve manter a chuva frequente ao longo da semana em alguns trechos da região.
Risco de chuva forte em Sergipe e Alagoas
Entre Aracaju (SE) e Maceió (AL), a expectativa é de que a instabilidade seja mais intensa, com risco para pancadas de chuva fortes em alguns momentos do dia.
Pancadas entre Pernambuco e Rio Grande do Norte
Já entre Recife (PE) e Natal (RN), a chuva deve ocorrer de forma mais irregular, com intensidade fraca a moderada, principalmente entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Além disso, áreas do leste da Bahia, inclusive próximas ao sertão, também podem registrar episódios de chuva de moderada intensidade.
Tempo firme no interior
Enquanto a chuva se concentra no litoral, o interior nordestino segue sob predomínio de tempo firme. A atmosfera mais seca garante bastante sol e apenas variação de nebulosidade ao longo do dia.
Umidade do ar crítica no Sertão e Meio-Norte
Entre o sertão de Pernambuco, da Paraíba e o oeste da Bahia, a umidade relativa do ar deve permanecer em níveis críticos, abaixo de 30%. A situação se agrava no Meio-Norte, entre o interior do Piauí e do Maranhão, onde os índices podem cair para valores abaixo de 20% durante a tarde. Esse cenário aumenta o risco para queimadas e complicações à saúde, como problemas respiratórios, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
Ventos também chamam atenção
Outro ponto de destaque são os ventos. Em algumas áreas do litoral do Maranhão e do Ceará, além de boa parte do Piauí, as rajadas podem superar os 50 km/h ao longo do dia, o que pode provocar agitação marítima e impactos pontuais em estruturas mais frágeis.