A última semana de agosto termina com o fim do veranico e uma ligeira redução do calorão mais intenso dos últimos dias na cidade de São Paulo e em áreas do litoral paulista. Neste começo de semana a passagem de uma frente fria em alto mar provoca entrada de ventos um pouco mais frios e úmidos no leste e sul do estado de SP. No litoral, a segunda (25) permanece com muita variação de nuvens, algumas aberturas de sol e com possibilidade de chuvisco/chuva fraca acontecendo ocasionalmente ao longo do dia.
Na capital, teremos uma diminuição do calorão de 30 °C, que foi recorde para o inverno nos últimos dias e até mais presença de nebulosidade – a semana começa com sol entre nuvens e máxima de 25 °C, ainda sem chuva. No final da terça-feira, esta umidade vinda do oceano pode provocar garoa na capital e a máxima não passa dos 23 °C! Na quarta, possibilidade de chuvisco na madrugada, sol aparecendo de manhã e temperatura subindo até os 27 °C, com possibilidade de chuva moderada a forte aumentando à tarde, podendo trazer um alívio maior nas condições de tempo seco na cidade.
Atenção: Ainda teremos muitas áreas do estado com umidade muito baixa. Na cidade de SP, os valores podem ficar entre 40 e 30%, ainda muito abaixo do ideal recomendado pela OMS (acima de 60%) o que compromete a qualidade do ar em toda a região metropolitana, que deve seguir moderada a ruim em vários bairros da capital paulista; além, do alerta reforçado para o interior. Cidades como Americana, Jaú, Ribeirão Preto, Rio Claro, Limeira e Piracicaba ainda continuam com a qualidade do ar moderada no decorrer dos próximos dias.
Calor continua no interior paulista
Teremos uma semana sem previsão de frio intenso, ou queda brusca nas temperaturas, mas, algumas variações nas máximas no centro-leste e sul de São Paulo, com a passagem desta frente fria mais fraca. No interior, o padrão de tempo mais aberto e ensolarado, além de firme e seco se mantém no decorrer dos próximos dias, a região, não sente impacto da passagem do sistema e ainda teremos dias com picos de calor – máximas em torno de 30 °C, podendo chegar até 33 °C no decorrer da semana.
O risco para incêndios continua elevado, sobretudo no noroeste e norte paulista – e tem muita atenção com hidratação! A umidade relativa do ar continua em limiar de ALERTA com valores entre 20 e 12% entre Jales, Ituverava, Votuporanga, Barretos e Franca.
Lembrando que para estas áreas agosto deve terminar sem previsão de chuva e a falta de chuva e a concentração de poluentes sobre a atmosfera compromete ainda mais a qualidade do ar e pode agravar ainda mais o surgimento de doenças respiratórias.
A Climatempo reforça: beba bastante água, use soro fisiológico para os olhos e nariz, umidifique ambientes com umidificadores ou recipientes com água e evite a exposição direta ao sol e atividades físicas intensas entre 10h e 16h!