A frente fria que que estimulou muita chuva no Nordeste nos últimos dias permanece semi-estacionária no litoral norte da Bahia neste sábado. Isto vai manter as áreas de instabilidade sobre grande parte do Nordeste. Ainda há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes para a maioria das áreas da Bahia, sertão de Pernambuco, para o interior do Maranhão e do Piauí
Mas um alerta especial para o risco de temporais ainda está valendo para o Recôncavo baiano, áreas da chapada Diamantina, do Vale do São Francisco e do oeste da Bahia. A chuva mais volumosa dfeve ocorrer na pequena área roxa do mapa acima, que inclui a região de Marau, Nilo Peçanha e Valença, entre outras. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra nestas regiões e no Recôncavo
Durante o domingo, com o afastamento da frente fria da Costa da Bahia, as áreas de instabilidade devem enfraquecer sobre o Nordeste. Mesmo assim, várias pancadas de chuva moderadas a fortes ainda devem ocorrer sobre a Bahia, no sertão do Pernambuco, no sul do Maranhão e do Piauí, mas com menos frequência do que nos últimos dias.
Chuva de novembro em Salvador dobra a média normal para o mês
A passagem de mais uma frente fria pela Bahia estimulou a formação de nuvens muito carregadas pelo estado, que provocaram chuvas fortes e volumosas também na região de Salvador. A capital baiana voltou a sofrer com grandes alagamentos durante o feriado de 20 de novembro de 2025. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 29 horas do dia 21 de novembro de 2025, choveu 97,8 mm na região do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas. Foi o segundo evento de chuva muito volumosa em Salvador este mês. O total acumulado do dia 1 de novembro até 9 horas do dia 22 foi de 232,6 mm, o que representa um pouco mais do que o dobro da média normal de chuva para novembro em Salvador, que é de 108 mm.
A capital baiana ainda está sujeita a chuva forte neste sábado.
Chuva forte em vários estados do Nordeste
Não foi apenas a região de Salvador que sentiu o impacto desta frente fria, a terceira a alcançar a Bahia em novembro, o que não é comum nesta época. Várias áreas pelo interior da Bahia, no centro sul do Maranhão e do Piauí, até do sertão de Pernambuco, do interior de Alagoas e de Sergipe tiveram eventos de chuva forte nas últimas 48 horas por causa da presença desta frente fria no litoral baiano. Algumas áreas acumularam mais de 130 mm em 48 horas, como a Climatempo havia alertado.
Confira alguns volumes de chuva elevados no Nordeste, acumulados em 48 horas, entre 9 horas do dia 19 e 9 horas do dia 21 de novembro de 2025, conforme medições do Inmet – Instituto Nacional de meteorologia e do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e de Alertas de Desastres Naturais. Em vários locais abaixo, choveu em apenas dois dias a média normal de precipitação para novembro ou pelo menos metade da média.
163,6 mm Correntina/PCH Presidente Goulart jusante (BA) (média nov: 196 mm)
140,4 mm Mocambo (BA) (média nov: 180 mm a 220 mm)
138,2 mm Serrinha (BA) (média nov: 57 mm)
137,6 mm Ponte do Fortunato (BA) (média nov: 180 mm a 220 mm)
125,2 mm Nilo Peçanha (BA) (média nov: 100 mm a 140 mm)
105,6 mm Corte Grande (BA)
98,2 mm Biritinga (BA)
97,8 mm Salvador (BA)
96 mm Imperatriz (MA) (média nov: 130 mm)
95,2 mm Delmiro Gouveia/ UHE Apolônio Sales/barramento (AL) (média nov: 60 mm a 80 mm)
88,8 mm Amargosa (BA)
87,4 mm Alto Parnaíba/Santa Cruz (MA) (média nov: 164 mm)
86,2 mm Teresina/ CHESF (PI) (média nov: 45 mm)
85 mm Morrinhos (MA)
81,8 mm Santa Cruz do Piauí (PI)
77,8 mm Petrolândia/UHE Luiz Gonzaga montante 2 (PE)
72,8 mm Cabrobó (PE) (média nov: 26 mm)
77,8 mm Ribeiro Gonçalves (PI)
58,8 mm Missão Velha (CE)




