logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Salvador e recôncavo baiano em alerta para chuva forte e acumulados elevados

Frente fria reforça a umidade e provoca temporais no litoral; volumes podem superar 250 milímetros no Recôncavo Baiano até o fim da semana.

Vitor Takao Suganuma

19/10/2025 às 12:35

Compartilhar
Imagem da notícia Salvador e recôncavo baiano em alerta para chuva forte e acumulados elevados
Frente fria avança e reforça a presença de umidade e instabilidades no estado baiano.

O avanço de uma nova frente fria pelo litoral do país vai mudar o tempo na Bahia nos próximos dias. O sistema, que já provocou chuva intensa em outras regiões do Brasil, agora alcança a costa baiana e deve reforçar a presença de umidade e a formação de instabilidades, principalmente sobre o litoral sul e o Recôncavo Baiano.

As pancadas de chuva começam a ganhar força já nesta segunda-feira (20), especialmente entre o litoral sul e o baixo sul do estado, onde há previsão de temporais e volumes elevados de precipitação.

Risco de temporais e volumes bastante elevados

A maior preocupação está concentrada no Recôncavo Baiano, incluindo Salvador e municípios do entorno, onde a previsão indica chuva volumosa e contínua.

Os acumulados de chuva podem superar 250 mm até o final da semana, com destaque para o período entre terça (21) e quarta-feira (22), quando os volumes diários podem chegar a 100 mm.

Esse cenário eleva o potencial para transtornos, como alagamentos, enxurradas e até deslizamentos de terra em áreas de encosta, especialmente nas regiões mais vulneráveis da capital e do Recôncavo.

Pancadas alcançam o interior e aliviam seca das últimas semanas

A circulação de umidade associada ao deslocamento da frente fria deve levar as pancadas de chuva também para áreas do interior baiano, que vinham sofrendo com a estiagem e baixos índices de umidade do solo.

Embora as chuvas sejam irregulares nessas áreas, elas representam alívio parcial para o solo seco e para as atividades agrícolas, que enfrentam dificuldades devido à falta de precipitação.

E até mesmo, frio!

Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio começa a atuar pelo sul da Bahia e deve contribuir para a queda das temperaturas nos próximos dias.

O ar mais ameno, somado à alta umidade e à falta de sol em vários momentos, vai proporcionar sensação de frio em cidades do sul e do sudoeste baiano, algo incomum para o período.

Com a previsão de chuva intensa e volumes elevados, a orientação é para que a população evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante temporais e acompanhe os comunicados da Defesa Civil e das autoridades locais.

O cenário deve continuar instável até o fim desta semana, com possibilidade de melhora gradual a partir do próximo sábado.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
12°16°
8mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
13°17°
1mm
saiba mais
Guarulhos - SP
13°17°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
13°16°
2mm
saiba mais
Osasco - SP
12°16°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
12°16°
3mm
saiba mais
Imagem Temporais atingem boa parte do Brasil, enquanto o Sul tem tempo firme e frio

Temporais atingem boa parte do Brasil, enquanto o Sul tem tempo firme e frio

Imagem Frente fria avança pelo Brasil e muda o tempo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Frente fria avança pelo Brasil e muda o tempo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Imagem Previsão Brasil (16/10): temporais atingem o Sul e chuva se espalha pelo país

Previsão Brasil (16/10): temporais atingem o Sul e chuva se espalha pelo país

Imagem Maioria das praias do Brasil está poluída por microplásticos

Maioria das praias do Brasil está poluída por microplásticos