Maio é uma época de muita curva no extremo norte do Brasil. Na região de Roraima, é um dos meses mais chuvosos do ano. Depois de um abril excepcionalmente chuvoso, com 476 mm acumulados, o triplo da média para abril, a região de Boa Vista voltou a ter chuva volumosa nos primeiros dias de maio. Só entre os dias 4 e 5, choveu 138,6 mm, cerca de 40% da média de chuva para maio. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Boa Vista já recebeu 168,9 mm de chuva nos sete primeiros dias de maio. Isso representa quase metade da média de chuva para este mês, que é de aproximadamente 347 mm.
Previsão de mais chuva para Roraima
Enquanto muitas áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Nordeste estão tendo dias secos, a região de Roraima continua muito úmida e com pancadas de chuva frequentes nos próximos dias.
Para esta quinta-feira, a Climatempo alerta para temporais na região de Roraima, no noroeste e no litoral do Amapá. A maioria das áreas do Pará e do Amazonas podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Nos últimos dias, os níveis de umidade no ar diminuíram no Tocantins e no Acre e por isso esses estados têm tido menos nebulosidade e poucas pancadas de chuva.Porém, a tendência é de que a umidade volte aumentar sobre o Acre fazendo com que as pancadas de chuva recomecem já a partir desta quinta-feira. No Tocantins, a semana ainda deve terminar com poucas precipitações.

Mapa de risco de chuva forte no Norte do BR para 8-5-2025 (Fonte: Climatempo)