A falta do sol, por causa do predomínio de céu nublado, e a forte presença do ar frio de origem polar, causaram acentuada queda da temperatura nesta terça-feira no Sul do Brasil, no sul de Mato Grosso e até no Acre. As capitais Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Cuiabá e Rio Branco registraram a tarde mais fria do ano até agora. Confira!
Recorde de menor temperatura máxima em Porto Alegre
Em Porto Alegre, o sol até apareceu nesta terça-feira, mas não deu conta de esquentar o ar gelado. A temperatura máxima foi de apenas 9,9°C. É possível que haja um ajuste para mais em uma nova avaliação da temperatura que será feita pelo Instituto nacional de meteorologia às 21 horas. O recorde anterior de menor máxima de 2025 era de 12,3°C, em 30 de junho.
Nesta quarta-feira, Porto Alegre poderá registrar o recorde de menor temperatura para este ano, com previsão de 1°C ao amanhecer.
Menor temperatura à tarde em Curitiba
Em Curitiba, a temperatura máxima nesta terça, 1 de julho, foi de apenas 8,9°C e o novo recorde de menor temperatura máxima de 2025. O recorde anterior era de 13,7°C, em 12 de junho. Esta próxima quarta-feira também será gelada na região de Curitiba e a Climatempo prevê apenas 9°C de temperatura máxima.
Tarde mais fria do ano em São Paulo
O céu nublado e o ar polar gelaram São Paulo nesta terça-feira e a temperatura máxima do dia foi de 16,1°C, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Este é o novo recorde de menor máxima em 2025. O recorde anterior era de 17,3°C, em 12 de junho. A população da capital paulista deve se preparar para mais frio nos próximos dois dias, com chance de novo recorde. A Climatempo prevê apenas 14°C de temperatura máxima nesta quarta e na quinta-feira.
Novo recorde de menor temperatura máxima em Cuiabá
A temperatura despencou em Cuiabá nas últimas 24 horas com a entrada do ar polar e a falta do sol. A temperatura máxima nesta terça-feira, 1 de julho, foi de apenas 16,4°C, uma queda de aproximadamente 10°C em relação à tarde da segunda-feira, 30 de junho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura máxima em Cuiabá era de 20,4°C, em 24 de junho.
Recorde de menor temperatura máxima em Rio Branco (AC)
O ar frio de origem polar chegou ao Acre causando uma forte friagem em Rio Branco. Depois do calor de 33°C no domingo, a temperatura máxima nesta terça-feira, 1 de julho, foi de apenas 20,0°C, a menor máxima deste ano até agora. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 23,9°C, em 10 de junho.