Nesta sexta-feira, a circulação de ventos trazendo umidade do oceano deve favorecer a ocorrência de chuva fraca sobre o leste e litoral de Santa Catarina. No Paraná, algumas áreas entre o norte e nordeste do estado podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a eventual forte intensidade – acompanhadas por raios e trovoadas –, devido ao avanço de algumas instabilidades que atuam sobre o sul de São Paulo. Entre o leste e litoral paranaense, os ventos úmidos que vêm do oceano também podem provocar a maior formação de nebulosidade e a ocorrência de pancadas de chuva no período da tarde. No Rio Grande do Sul, o predomínio já será de tempo aberto ao longo das horas, com predomínio de sol entre algumas nuvens no céu. Na metade leste gaúcha, as temperaturas permanecem mais amenas durante o dia, ainda fruto da circulação de ventos frescos que vêm do oceano. Entre a costa doce, litoral e sul gaúcho, as rajadas de vento ganham força ao longo do dia – apesar do tempo aberto – e podem ultrapassar os 50 km/h. Por outro lado, na metade oeste, os termômetros voltam a apresentar maior aumento.
No Sudeste, o avanço de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera deve favorecer o retorno das pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, além de parte do Rio de Janeiro. A chuva começa ainda pela manhã em algumas áreas isoladas do estado paulista, ganha força e avança a partir do período da tarde sobre o estado mineiro e no Sul Fluminense, caindo em forma de pancadas. Há risco de chuva forte acompanhada por raios e rajadas de vento em boa parte do interior paulista, centro-sul e oeste mineiro.

Alerta para temporais com raios, ventos e até mesmo eventual queda de granizo no Sudeste – Fonte: Climatempo
Entre a Região Metropolitana de São Paulo, região de Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte de SP, Sul de Minas e Zona da Mata, além de áreas do Centro e Sul Fluminense, o cenário é de alerta para temporais com raios, ventos e até mesmo eventual queda de granizo. Em São Paulo/SP, o dia já pode amanhecer debaixo de chuva, que persiste e pode vir forte no decorrer das horas. Pode chover também de maneira isolada e com fraca a moderada intensidade em algumas cidades do sul do Espírito Santo. Na metade norte capixaba e mineira, o predomínio segue sendo de tempo firme, marcado pela presença do sol entre algumas nuvens no céu. Na parte da tarde, calor e baixa umidade do ar seguem marcando presença.
Na Região Centro-Oeste, a atuação do mesmo cavado meteorológico que também influencia nas condições de tempo instável no sudeste do país deve contribuir para que se tenha condições para algumas pancadas isoladas de chuva na região central, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, sobretudo entre o fim da manhã e a segunda metade da tarde. Ainda assim, não são esperados acumulados significativos, e apenas algumas áreas do extremo nordeste do estado podem contar com a ocorrência de chuva forte. Algumas áreas do extremo sul de Goiás também podem contar com a ocorrência de chuva forte com raios no período da tarde. Nas demais regiões, o predomínio continua sendo de tempo firme, com sol e algumas nuvens marcando presença no céu. Entre a metade norte de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal, o destaque continua sendo a condição de tempo firme, calor intenso e umidade relativa do ar em níveis críticos.
No Nordeste, a circulação de ventos que sopram do oceano, trazendo umidade para o continente, deve realizar a manutenção da chuva sobre parte da costa leste. Ao longo do dia, haverá condições para pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade, e risco de chuva forte na região do recôncavo baiano, entre Maceió/AL e João Pessoa/PB. Por outro lado, o interior segue mais seco e quente, ainda sob atuação de um sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera, que impede a formação de nebulosidade e instabilidades. Diversas cidades devem seguir registrando índices de umidade relativa do ar críticos durante as horas mais quentes. Além disso, os ventos continuam soprando no decorrer do dia, com rajadas moderadas que variam entre 40 e 50 km/h em boa parte da região.
Na Região Norte, boa parte dos estados também deve seguir sob influência da área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, e a chuva segue concentrada apenas sobre algumas áreas do estado do Amazonas e em Roraima. Ainda assim, não são esperados episódios de chuva forte generalizada ou até mesmo temporais, apenas pancadas de chuva mais localizadas. Pode chover de maneira isolada também no litoral do Pará. Nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo firme, com sol entre algumas nuvens e calor marcando presença ao longo do dia. Entre Rondônia, Tocantins e sul do Pará, as máximas podem chegar na faixa dos 40 °C à tarde.