Texto editado pela Meteorologista Jade Ramos.
Calor aumenta no Brasil e pancadas de chuva se espalham com a aproximação do Verão
Com a aproximação do verão, o padrão atmosférico no Brasil muda novamente: o calor ganha força, a umidade aumenta e as pancadas de chuva voltam a se espalhar por diversas regiões do país. Os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas, sensação de abafamento e períodos de chuva moderada a forte.
Áreas de baixa pressão, a passagem de frentes frias e o aumento natural do calor da estação e a maior disponibilidade de umidade devem favorecer episódios de pancadas intensas, ventos fortes e descargas elétricas em vários estados do país.
Sul e Sudeste: calor, abafamento e chuva em vários períodos
O Sul e o Sudeste entram em um período marcado por maior circulação de umidade e forte aquecimento diurno. Essa combinação favorece o crescimento de nuvens mais carregadas, que podem provocar chuvas mais intensas em alguns momentos, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, principalmente no litoral.
As pancadas podem vir também em volumes elevados em um curto intervalo de tempo, seguidas por raios e queda de granizo.
Centro-Oeste: temporais típicos da estação de volta
No Centro-Oeste, o tempo quente e úmido favorece pancadas de chuva com forte intensidade, padrão típico desta época do ano. Essas ocorrências costumam ser rápidas, porém intensas, e podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
A sensação de calor e abafamento deve permanecer elevada ao longo dos próximos dias.
Norte segue com pancadas frequentes
A Região Norte naturalmente é influenciada pelo calor, devido a sua posição, mais próxima do equador e pela alta umidade, proveniente do oceano e dos vários rios que cortam a Floresta Amazônica. Essa condição mantém o padrão de pancadas de chuva recorrentes. Essas chuvas, por vezes, podem ser irregulares, mas frequentes e vir acompanhadas de trovoadas. A sensação de calor e abafamento permanece alta em toda a região.
Nordeste: interior com calor extremo e litoral com chuva
No interior do Nordeste, o predomínio será de calor intenso e baixa umidade relativa do ar. Em algumas áreas, os termômetros podem superar os 35°C e a umidade cai para valores abaixo dos 30%, o que aumenta o desconforto térmico e o risco de queimadas.
No litoral e na faixa norte, a presença de umidade vinda do oceano mantém a previsão de chuva, com maior nebulosidade e temperaturas próximas dos 30°C.
Transição para o verão mantém tempo variável no Brasil
Mesmo com o afastamento do último ciclone extratropical, o país continua em um período marcado pela forte variabilidade atmosférica da transição entre a primavera e o verão. Logo, o tempo instável e condições favoráveis para temporais, raios e rajadas de vento podem persistir nos próximos dias.
A Climatempo reforça a importância de acompanhar as atualizações diárias para entender a evolução do tempo em cada região.



