Texto pela meteorologista Patrícia Cassoli.
Dezembro começa com mudança significativa no padrão atmosférico
Depois de um fim de novembro marcado por sol forte e temperaturas elevadas no centro-sul do Brasil, o mês de dezembro começa já com mudanças expressivas.
Já agora no início da semana, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, combinada à circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera, favorece o retorno das pancadas de chuva no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste. As instabilidades se intensificam e deixam o tempo mais carregado, com possibilidade de chuva forte em vários estados.
Temporais atingem áreas do Centro-Oeste e Sudeste
A atmosfera mais úmida e aquecida contribui para a formação de temporais, especialmente em pontos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e em áreas do interior e leste de São Paulo. Nessas regiões, a chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, além de acumulados elevados em curtos períodos de tempo. No Rio de Janeiro, as pancadas de chuva ganham força a partir do período da tarde, variando com até forte intensidade.
No Sul, as pancadas de chuva seguem marcando presença até essa próxima terça-feira (2). Já na quarta-feira (3), o tempo volta a abrir mais e a chuva segue restrita apenas em algumas regiões do Paraná.
Formação de baixa pressão e frente fria reforçam a chuva
Entre o fim da terça e a quarta-feira (3), a formação de uma área de baixa pressão próximo à costa da Região Sudeste dá origem a uma nova frente fria, que avança e reforça ainda mais o cenário de instabilidade.
Com o suporte do transporte de calor e umidade vindo da Amazônia, essa frente fria espalha áreas de chuva intensa por grande parte do centro-sul do país, aumentando o risco de temporais em regiões como São Paulo, boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Em muitos desses locais, a chuva vem acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas, com possibilidade de transtornos pontuais.
Corredor de umidade mantém o tempo instável nos próximos dias
A frente fria avança pela costa do Sudeste, passando entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Esse deslocamento favorece a formação de um novo corredor de umidade que se estende desde o Sudeste e parte do litoral leste do Nordeste até a Região Norte, mantendo o tempo instável em amplas áreas.
Com isso, as pancadas de chuva seguem frequentes, especialmente durante as tardes e noites, e o padrão deve persistir até o fim da primeira semana de dezembro.




