O Sudeste do Brasil terá chuva mais intensa a partir desta sexta-feira (25), especialmente no Rio de Janeiro, mas também no sudeste de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo. Essa instabilidade marca um alívio do período mais seco e traz oscilações de temperatura para os três estados, com alternância entre dias abafados e momentos de refresco.
O que provoca a chuva?
A instabilidade é resultado do forte transporte de umidade do mar para o continente, em combinação com a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. Esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva localmente fortes. O mapa de risco desta sexta-feira destaca áreas em atenção no sudeste de Minas, em todo o estado do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, onde a chuva deve ser mais expressiva.

Figura 1- Mapa de risco para sexta-feira 25 de julho de 2025. Fonte: Climatempo.
Previsão para a capital fluminense
O Rio de Janeiro terá uma sexta-feira chuvosa, com acumulados que podem chegar a 20 mm. Após uma quinta-feira já marcada por pancadas de chuva, a capital fluminense segue com tempo instável e temperaturas amenas: mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.
Para o fim de semana, no entanto, o padrão muda. A partir do sábado, o sol volta a predominar e as temperaturas disparam: máxima prevista de 30 °C no sábado e 32 °C no domingo, com sensação de calor pré-frontal.
Cidades mineiras mais afetadas
Em Minas Gerais, a faixa sul e sudeste do estado concentra os maiores acumulados previstos. Cidades como Passa Vinte (9,2 mm), Alagoa (7,8 mm), Bocaina de Minas (7,6 mm) e Andrelândia (7,5 mm) estão entre as que mais devem receber chuva nesta sexta-feira. Os valores não são elevados, mas reforçam a condição de instabilidade local, especialmente nas áreas de serra.
E o Espírito Santo?
O sul capixaba também terá pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, especialmente em municípios próximos à divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais. A chuva será intercalada com aberturas de sol, mantendo temperaturas amenas na sexta-feira e aquecendo no fim de semana, quando o sol volta a predominar.