Temperaturas acima dos 30°C combinadas com níveis de umidade do ar abaixo dos 30% são indicativos do aumento do risco de expansão de focos de fogo. Esta é uma época do ano onde a vegetação já está ressecada devido à falta de chuva volumosa por muitas semanas consecutivas. O tempo seco e a baixa umidade no ar são comuns nesta época do ano, mas o grande aumento do calor é um agravante.
Os mapas abaixo, elaborados pela Defesa Civil no Estado de São Paulo, representam a simulação para o risco de aumento de incêndio. As áreas em roxo são as que estarão com maior potencial para expansão dos focos de fogo. Mas repare que as áreas em roxo vão aumentando gradualmente pelo interior do estado até o final desta semana.

Risco de incêndio no estado de SP entre 19 e 22 de agosto de 2025 (Fonte: Defesa Civil de SP)
Na sexta-feira, 23 de agosto, a maioria das áreas do interior paulista poderão entrar na situação de emergência para o altíssimo risco de expansão de focos de fogo.

Risco de incêndio em SP no dia 23/8/25 (Fonte: Defesa Civil SP)
População pode ajudar
É importante que a população do estado de São Paulo fique muito atenta nos próximos dias para o surgimento dos focos de fogo em terrenos com vegetação seca, nos campos, às margens das rodovias. Avise imediatamente as autoridades como a Defesa Civil.
Muita atenção para não jogar bitucas de cigarro acesas nas estradas ou em qualquer lugar com vegetação seca, pois isto pode iniciar um pequeno foco de fogo, que pode se alastrar rapidamente. Evite práticas que possam iniciar focos de incêndio, como queima de lixo ou uso inadequado de fogo em áreas com vegetação seca.
Veranico aumenta o calor
O afastamento do ar frio de origem polar do Brasil e o estabelecimento de um veranico no interior do país, vão gerar condições para uma grande elevação da temperatura ao longo desta semana em todo o estado de São Paulo.
Temperaturas muito próximas dos 34°C já foram observadas nesta segunda-feira em áreas do oeste e noroeste do estado. A região de Valparaíso registrou 33,8C e Dracena 33,7°C. A tendência agora é de gradual aumento do calor até o final desta semana, com temperaturas que podem atingir picos entre 35°C e 37°C em locais do norte e do oeste do estado de São Paulo.
Aumento do calor reduz a umidade no ar
Uma consequência imediata da elevação da temperatura é o aumento da evaporação natural, o que causa uma diminuição do nível de umidade no ar. Quanto mais quente, mais seco fica o ar.
Desde a semana passada, níveis de umidade no ar abaixo de 20% estão sendo observadas em muitas áreas do estado de São Paulo. Alguns locais no extremo norte do estado chegaram a observar índices de umidade um pouco abaixo de 10%.
Com o aumento do calor nos próximos dias, a umidade relativa do ar deverá se manter baixa em todo o estado de São Paulo. Índices entre 21 e 30%, que já caracterizam uma situação de atenção para o ar seco, devem ser observados em quase todas as regiões do Estado, exceto o litoral. Mas em vários locais do oeste e norte de São Paulo, a umidade relativa do ar deve baixar dos 20%.