Instabilidades voltam a se formar sobre o Sul
A partir desta sexta-feira (18), uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina volta a favorecer o escoamento de calor e umidade em direção ao Sul do Brasil. Com isso, as instabilidades ganham força sobre o Rio Grande do Sul, especialmente entre o oeste, a campanha e o sul do estado, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e trovoadas.
Nas demais regiões gaúchas, o tempo firme ainda predomina, mas as rajadas de vento podem superar os 50 km/h.
Em Santa Catarina e no Paraná, o sol predomina, com chuva fraca e isolada apenas no litoral, devido à umidade vinda do oceano. No interior, o calor e o ar seco seguem em destaque.
Sábado será marcado por pancadas e rajadas de vento
No sábado (19), o avanço de uma nova frente fria reforça a chuva no Sul. Logo cedo, há previsão de pancadas sobre o oeste e o sul do Rio Grande do Sul, com chuva forte em alguns momentos. Durante a tarde, as instabilidades se espalham pelas demais regiões do estado, trazendo raios, ventos e trovoadas.
Em Porto Alegre, a chuva deve chegar no fim da tarde, enquanto entre a serra e o litoral norte, as pancadas ocorrem apenas à noite.
Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva avança para o extremo oeste e sudoeste no fim do dia, ainda de forma localizada.
Domingo com chuva em boa parte da Região Sul
No domingo (20), a frente fria e a propagação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera mantêm a condição de tempo instável.
No Rio Grande do Sul, há previsão de pancadas de chuva entre moderada e forte intensidade, especialmente na metade norte, incluindo Porto Alegre e Serra Gaúcha.
Em Santa Catarina e no Paraná, as instabilidades se espalham durante a tarde pelo centro-sul e oeste dos estados, com chance de chuva forte e alguns temporais localizados. Nas demais áreas, o tempo segue aberto e quente, com umidade baixa e temperaturas elevadas.
Com o deslocamento de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil na segunda-feira, 27 de outubro, a próxima semana começa ainda com temoi instável e muitas pancadas de chuva ainda serão observadas entre o norte gaúcho e o estado paranaense. As áreas de instabilidade começam a perder força a partir de terça-feira (28), quando uma nova massa de ar polar começa a influenciar as condições de tempo sobre a região.