A Grande São Paulo enfrentou mais uma tarde com temporais. As nuvens carregadas se formaram por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade no ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 31,7°C de temperatura máxima nesta tarde de terça-feira, 27 de janeiro.
O temporal alagou ruas e causou novos transtornos para a mobilidade da população da capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura, o córrego Morro do S, no Capão Redondo, zona sul da capital, ficou na iminência de transbordamento, mas não chegou a transbordar de fato. Houve queda de granizo na Vila Guilherme, na zona norte da cidade de São Paulo, e foram registrados 16 pontos alagados até por volta das 16h30.
As rajadas de vento mais fortes ocorreram na zona norte da capital paulista, com 61,9 km/h na estação do Inmet – Mirante de Santana e 50 km/h no aeroporto Campo de Marte.
Radares meteorológicos captaram os sinais dos temporais na Grande SP e pelo interior paulista. Nas imagens abaixo, as manchas em vermelho e rosa indicam chuva muito forte.

Imagens do temporal na Grande SP em 27/1/26, captado pelo radar meteorológico do IPmet/Unesp localizado em Bauru (Fonte: IPmet/Unesp)
Volumes de chuva elevados
Entre 15 horas e 16 horas choveu muito forte em áreas das zonas norte, central e oeste da cidade de São Paulo. Durante a tarde desta terça-feira, fortes pancadas de chuva também foram observadas na região de Guarulhos, Itapecerica da Serra, Embu e Cotia.
Total de chuva acumulada em uma hora na cidade de São Paulo, entre 15 e 16 horas, segundo o CGE
53,8 mm M boi Mirim
31,4 mm Vila Maria/Vila Guilherme
30,8 mm Sé
29,2 mm santana/ Tucuruvi
29,0 mm Vila Mariana
28,4 mm Moóca
Entre 14h40 e 15h40 da tarde desta terça-feira choveu 30 mm em Taboão da Serra/parque Assunção, pela medição do Cemaden – Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
O risco de temporais é baixo durante a noite desta terça-feira, mas a Climatempo alerta que as fortes pancadas de chuva devem voltar a ocorrer na região da capital paulista e outros municípios da Grande São Paulo nas tardes e noites até o final desta semana.




