Os primeiros dias de fevereiro foram marcados por temporais intensos, alagamentos e transtornos em diversas áreas da Região Norte do Brasil. Esse cenário é resultado principalmente do posicionamento mais ao sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) , um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas na região nesta época do ano, além do forte calor, da elevada umidade, da atuação de áreas de baixa pressão e da circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera, que favorecem a formação de nuvens profundas e carregadas.
Com isso, o mês de fevereiro já começou com grandes volumes de chuva, ruas alagadas e impactos urbanos em capitais e cidades do interior da região Norte. Vale destacar que este é apenas o início do “Inverno Amazônico” — apesar de ser verão no hemisfério sul, o Inverno Amazônico é um termo popular da região que se consolidou devido ao aumento das chuvas nas áreas mais próximas das margens dos rios — e período mais chuvoso do ano em grande parte da região, com exceção de Roraima. O período chuvoso se estende pelo menos até meados de maio em algumas capitais como Belém, Manaus e Macapá.
Maiores acumulados de chuva na região Norte entre os dias 01/02 e 05/02/26:
Porto Nacional (TO): 146 mm
Manaus (AM): 125 mm
Belém (PA): 112 mm
Nova Mamoré (RO): 104 mm
Rondon do Pará (PA): 91 mm
Boca dos Acres (AM): 88 mm
Marechal Thaumaturgo (AC): 83 mm
Dueré (TO): 84 mm
Araguatins (TO): 80 mm
Meias (AP): mm
Almas (TO): 59 mm
Jacunda (PA): 59 mm
Epitaciolândia (AC): 58 mm
Abaetetuba (PA): 50 mm
Nhamundá (AM): 49 mm
Guajará-Mirim (RO): 49 mm
Fonte: Cemaden e Inmet
Previsão para os próximos dias na Região Norte do país
Nesta sexta-feira (6), a atuação da ZCIT combinado ao calor e umidade, segue favorecendo pancadas de chuva fortes em toda a metade oeste e nordeste do Pará, leste do Amazonas, sul de Roraima e grande parte do Tocantins, com potencial para novos transtornos pontuais, como alagamentos e deslizamentos.
As temperaturas continuam elevadas, mantendo a sensação de calor e abafamento, com máximas previstas em torno de:
- 29°C em Belém e Macapá,
- 30°C em Manaus e Palmas,
- 31°C em Boa Vista,
- 34°C em Rio Branco.
Durante o fim de semana, o tempo segue instável, com calor, pancadas isoladas e temporais localmente fortes, acompanhados de raios e trovoadas em grande parte da região. O solo já bastante encharcado, somado à previsão de novos episódios de chuva intensa, aumenta o risco para deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.
⚠️ Atenção: Em áreas de risco, a população deve evitar transitar por locais alagados, ficar atenta a sinais de deslizamento e acompanhar os alertas da Defesa Civil.
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!




