O que eu ganho com isso?

Este podcast é produzido pela agência O Mundo Que Queremos, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. Os episódios apresentam iniciativas que colaboram para a transição para uma economia de baixo carbono. Especialistas e empreendedores vão te ajudar a entender por que o que é bom para o planeta também é positivo para todos.

Disponível também:

Todos episódios do podcast - O que eu ganho com isso?

23 Nov 2020
Ciência brasileira e as tecnologias para o meio ambiente

Já imaginou se você pudesse escolher de onde vem a energia que consome em sua casa e nos horários de pico pudesse optar pelo abastecimento por bateria e painéis solares ao invés dos serviços da concessionária que atende a sua região? Essa foi uma das 11 ideias selecionadas pelo projeto Deep Tech Clima, da Wylinka, que você conhece neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”. As convidadas são Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), onde o protótipo inovador de bateria foi criado, e Ana Calçado, CEO da Wylinka. Boa escuta!

00:00 11:49
Ciência brasileira e as tecnologias para o meio ambiente

Já imaginou se você pudesse escolher de onde vem a energia que consome em sua casa e nos horários de pico pudesse optar pelo abastecimento por bateria e painéis solares ao invés dos serviços da concessionária que atende a sua região? Essa foi uma das 11 ideias selecionadas pelo projeto Deep Tech Clima, da Wylinka, que você conhece neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”. As convidadas são Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), onde o protótipo inovador de bateria foi criado, e Ana Calçado, CEO da Wylinka. Boa escuta!

Títulos verdes: a bola da vez para produtores e meio ambiente

Se você não sabe o que são títulos verdes e como eles podem ser uma importante ferramenta para o agro e para o meio ambiente, este episódio é para você. Quem tira todas as dúvidas são as convidadas Martha de Sá, co-fundadora da Vert Securitizadora, e Fernanda Mello, CEO da DuAgro, uma fintech de crédito rural. As duas empresas ajudam a construir esse futuro pautado em uma economia de baixas emissões de carbono.

Cidades inteligentes: você sabe o que são?

No novo episódio do podcast “O que eu ganho com isso?” você vai entender o que são as cidades inteligentes. Para isso, ouvimos uma arquiteta especialista nesse conceito para explicar um pouco mais sobre ele. Também entrevistamos a CEO da Planet Smart City no Brasil, empresa que trabalha com esse tipo de projeto no Brasil e em outros países do mundo.

Pastagem degradada pode ser recuperada com pecuária e leguminosa

No último episódio da série do “O que eu ganho com isso?” sobre as 8 ideias verdes mais criativas do Brasil, conheça a Sistema Integrados. A empresa criou um sistema  que recupera pastagens degradadas por um sistema regenerativo com base na pecuária de leite e no cumbaru, uma leguminosa nativa do Cerrado brasileiro. A Sistemas Integrados também está no páreo por 10 mil euros que a ClimateLaunchpad vai dar para a melhor ideia de negócio sustentável do mundo.

Ciclistas poderão receber dinheiro por rodar pela cidade

Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”  você vai conhecer a Nullcarbon, mais uma ideia inovadora que está concorrendo na ClimateLaunchpad, a maior competição global de negócios verdes.

Tecnologia diminui riscos de alagamentos em cidades

No epidódio de hoje de “O que eu ganho com isso?” você vai conhecer a DrainStreet, empresa que desenvolveu uma solução que aumenta a área de permeabilidade do solo em espaços pavimentados. Além de mais econômica, essa ideia ajuda a diminuir problemas sociais e a reduzir os impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas.  A  Drain Street  é uma das oito finalistas brasileiras da competição mundial  ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

Empresárias criam absorvente biodegradável 100% brasileiro

No episódio de hoje de “O que eu ganho com isso?” você vai conhecer o EcoCiclo, um absorvente anatômico, biodegradável, hipoalergênico e vegano, composto por óleos essenciais que preservam e cuidam da flora vaginal, levando em conta as preocupações com preço, conforto e comodidade. A EcoCiclo é uma das oito finalistas brasileiras da competição mundial  ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

Criação de abelhas gera empregos e protege Amazônia

Você sabia que a criação de abelhas sem ferrão é uma fonte de renda para várias comunidades tradicionais da Amazônia? Pois é, o nome dessa atividade é meliponicultura e no episódio de hoje do podcast "O Que Eu Ganho Com Isso?"  você vai conhecer uma empresa brasileira que está investindo nela: a Meli Network.  Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial  ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

Plataforma une cadeia produtiva para replicar modelos de agrofloresta

Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”, você vai conhecer a Pentagrama, uma plataforma que ajuda a viabilizar a aplicação de modelos de agrofloresta em larga escala. Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial  ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

Startup conecta produtores e consumidores de energia renovável

Neste novo episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso?”, Anderson Medeiros, CEO da Tradeenergy conta sobre a ideia diferenciada de sua emresa. Esta é uma das oito finalistas brasileiras de competição mundial  ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias de negócios verdes do mundo.

App promete trocar seus passos por produtos do comércio

Neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”, você vai conhecer a ideia dos brasileiros da Steps: você faz compras no comércio perto de você,  à pé ou de bicicleta, leva o que precisa sem pagar e não será preso! A Steps é um dos concorrentes do Brasil em uma competição internacional de negócios bons para o clima. #oclimaquequeremos e #omundoquequeremos

Brasileiros montam Ford Ranger 95 totalmente elétrica

Neste episódio do podcast “O Que Eu Ganho Com Isso”, você vai conhecer detalhes de como surgiu a ideia da Ranger elétrica e saber porque no Brasil ainda há um longo caminho a ser percorrido até a descarbonização dos veículos de pequeno porte.

Pandemia, home office e economia de baixo carbono

O Clima que queremos apresenta o podcast de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Você vai entender porque o home office é vantajoso para as empresas, para os trabalhadores e para o meio ambiente. Se você está procurando emprego, aproveite ainda as dicas dos nossos entrevistados.