5 dicas para driblar a poluição

31/07/2015 às 16:48
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/12/2015 às 16:34

Oferecimento
O inimigo está solto no ar e você não vê.

A poluição do ar é um grande problema enfrentado em todo o mundo. Mas por ser um mal muitas vezes invisível, é facilmente ignorado. O fato é que a poluição existe em todo lugar, mas em diferentes concentrações. Cidades com mais atividade industrial e maiores emissões veiculares certamente são mais poluídas. Além disso, outro dois fatores que determinam nível de poluição em um local são as condições meteorológicas e o relevo. Algumas situações atmosféricas e geográficas facilitam o aumento da concentração de poluentes.

Em junho deste ano a cidade de Santiago, no Chile, entrou em emergência ambiental pela primeira vez em 16 anos devido ao alto índice de poluentes. A cidade possui relevo e condições meteorológicas que favorecem esse tipo de ocorrência: tempo muito seco e pouco vento. A medida de urgência tomada pelo governo foi a paralisação de 40% da frota automotiva da cidade.

 

 

No Brasil também temos enfrentando condições que favorecem o aumento de poluentes, especialmente nos grandes centros urbanos. Na última semana de julho um grande e forte sistema de alta pressão cobriu quase todo o país, deixando o tempo firme, praticamente sem ventos, e a umidade do ar baixa. Muitas cidades chegaram entrar em estado de alerta com índices de umidade abaixo de 20%.

A CESTESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, tem registrado qualidade do ar moderada e até ruim em várias estações medidoras, mesmo nas primeiras horas da manhã e à noite. Toda essa poluição é extremamente prejudicial para a nossa saúde, e os primeiros a sentir são aqueles que já possuem problemas respiratórios como rinite, asma ou sinusite. Os sintomas se agravam.

Segundo o doutor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a poluição precisa ser encarada como um problema de saúde pública. Ele esclarece que a poluição hoje é uma causa ambiental de morte que em alguns lugares do planeta supera a malária e a diarreia. Confira a entrevista completa com o doutor Paulo Saldiva que alerta para outros graves problemas que a poluição causa à saúde.

 

 

 

A poluição está em todo o lugar. Confira cinco dicas para driblar os dias mais poluídos.

 

 

 

Saiba os perigos do uso abusivo dos descongestionantes nasais

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%