Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Goiânia: novo recorde histórico de calor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O calor não dá trégua ao Centro-Oeste do Brasil e vem batendo recordes históricos. Temperaturas elevadíssimas estão sendo registradas em outubro em toda a Região.

Mais um recorde de calor absoluto foi verificado em Goiânia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura na capital de Goiás alcançou a marca de 40,4°C na tarde do sábado, 17 de outubro. Esta é agora a maior temperatura já medida pelo Inmet em Goiânia em 78 anos, desde 1937 quando começaram as medições meteorológicas regulares.

Goiânia estabeleceu o novo recorde de calor histórico por duas vezes em menos de uma semana. No dia 15 de outubro, a temperatura chegou aos 39,8°C batendo pela primeira vez o recorde histórico anterior que era de 39,4°C em 17 de dezembro de 2007, mas que foi igualado em meados de outubro de 2014. O recorde histórico foi novamente superado pelos 40,4°C do dia 17 de outubro de 2015.

 

Outubro fervente

É possível que outubro de 2015 termine como o mês mais quente já registrado em Goiânia. A temperatura tem estado extremamente elevada desde o início do mês. A média da temperatura máxima em 18 dias foi de 37,8°C, valor que está 6,8°C acima da temperatura máxima média para outubro que é de 31,0°C.

O calor permanece muito acima do normal nos próximos dias, mas há expectativa de que chove a partir da tarde de sexta-feira.

Além de Goiânia, a primavera de 2015 já deu novos recordes históricos de calor para Brasília, Manaus e para Belo Horizonte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias