Questões de Meteorologia no ENEM

21/10/2015 às 15:48
por Maria Clara Machado

Atualizado 22/10/2015 às 09:51

Oferecimento
Cinco temas que podem cair na prova este ano

Temas sobre meteorologia e ciências atmosféricas de forma geral já são comuns há vários anos nos vestibulares para o ensino superior e também no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

O Climatemponews entrevistou o professor Éder Melgar, coordenador do curso de Geografia do cursinho pré vestibular Intergraus, de São Paulo, que apontou cinco temas com grande chance de serem questões do ENEM 2015 e como em geral esses assuntos são abordados.


1 - Ilha de calor nos centros urbanos: a diminuição da vegetação e o aumento das áreas com materiais que absorvem calor (concreto, asfalto, entre outros), o aumento do número de veículos, a poluição, elevam a temperatura e aumentam o risco de temporais

O meteorologista e professor da Universidade de São Paulo Augusto Pereira fala sobre as transformações que ocorreram na cidade de São Paulo.

 

 

 

2 – Aquecimento Global: já foi provado que a temperatura média do planeta Terra se elevou muito especialmente a parir dos anos 1950. O pesquisador Carlos Nobre fala sobre o efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças no Clima do planeta.

 

 

 

3 – El Niño: este é um dos assuntos com maior probabilidade de ser abordado nas provas do ENEM.

O que é o El Niño? Como ele se forma? Qual a influência em diferentes regiões do planeta Terra.

O ano de 2015 está sendo sob a influência de um El Niño forte. Desde julho, as mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul causadas pelo El Niño estão fazendo com que o Sul do Brasil tenha muita chuva. Nas vésperas do ENEM 2015, milhares de pessoas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina estão tendo que deixar suas casas temporariamente por causa da cheia dos rios e dos estragos causados pela ventania e granizo.

O calor recorde que se observa no Sudeste e no Centro-Oeste também é efeito do El Niño .

 

 

 

A Califórnia, nos Estados Unidos, está numa situação de seca severa e espera a chuva do El Niño.

 

4- Circulação geral da atmosfera é um outro assunto que pode ser abordado no ENEM. Em geral traz maior dificuldade para o estudante, pois é pouco estudado no ensino médio.

 

Conheça os principais desertos do mundo e como eles se formam.

 

Ventos especiais em diversas regiões do planeta.

 

 

5 – Furacão, tufão, ciclone extratropical são a mesma coisa? Onde estes fenômenos meteorológicos se formam?

 

 

Explicando o Tempo : tudo sobre ciclones extratropicais

 

As provas do ENEM 2015 acontecem no próximo fim de semana, 24 e 25 de outubro. A Climatempo e professor Éder Melgar desejam boa sorte a todos os estudantes.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%