Espetáculo nos céus do Nordeste

15/02/2016 às 21:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Você também pode estar na hora certa, no lugar certo

Nuvens bastante carregadas avançam do mar para a costa leste do Nordeste e devem provocar chuva forte nesta terça-feira no litoral, na zona da mata e Agreste entre o Rio Grande do Norte e Alagoas.

Fique atento porque há risco de temporais na região de Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza

 

Antes das nuvens carregadas chegarem sobre a região de Lagoa do Itaenga, no interior de Pernambuco, as nuvens finas, do tipo cirrustratos, predominaram nesta segunda-feira, 16. A interação dos de cristais de gelo que compõem estas nuvens com a luz do sol proporcionou um espetáculo do halo solar.

 

 

 

O halo solar é a faixa colorida que aparece ao redor do disco solar. É semelhante a um arco-íris e só se forma um pouco antes ou um pouco depois do meio-dia. É nesta faixa de horário que os raios solares entram na atmosfera terrestre no ângulo certo para que possa ocorrer esta espécie de arco-íris ao redor do sol. Os raios de sol atingem os pequeninos cristais de gelo da nuvem cirrustratos.  Os cristais funcionam como prismas e separam a luz branca do sol em suas diversas cores. As imagens do maravilhoso halo solar de Lagoa de Itaenga, em no leste de Pernambuco, são de Raldney Souza.

 

Entenda como se forma o arco-íris

 

E o halo se formou também no interior da Paraíba, na zona rural de Araçagi

 

 

Não era mesmo uma segunda-feira comum. Eles estavam lá, na hora certa, no dia certo para registrar este espetáculo. E que bom que foram generosos e mostraram esta maravilha para todos!

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 90%

Recife - PE

25°
min

30°
max

35mm / 90%