Chuva forte sobre o Grande Rio

16/02/2016 às 17:10
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/02/2016 às 18:11

Oferecimento
Há risco temporal

Nuvens carregadas cresceram  sobre o interior do estado do Rio De Janeiro e avançaram sobre o Grande Rio no fim da tarde desta terça-feira. Há risco de chuva forte no decorrer da noite na região, incluindo a capital. Por volta das 17h30, o radar meteorológico do Sumaré, operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro detectava chuva forte já atingindo a zona norte carioca.  Estação em Irajá, do Alerta Rio, registrou 25,8 mm em 15 mn, entre 17h45 e 18h. Esta quantidade de chuva é bastante elevada para um período de tempo tão curto.

 

Acompanhe  a chuva sobre o Rio de Janeiro pelo radar do Sumaré

 

 

 

 

O estado de do Rio de Janeiro ainda está sujeito a chuva forte nos próximos dias. A tendência de permanência de uma região de baixa pressão atmosférica perto do litoral do Rio de Janeiro é uma preocupação para os próximos dias. A região onde a pressão do ar está baixa força a concentração da umidade, o que facilita a formação de nuvens carregadas.

Acompanhe e chuva no Rio de Janeiro pelo Radar RJ

 

Além da presença de uma baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro, um outro centro de baixa pressão muito forte ficará estacionado sobre o norte da Argentina. Mesmo sem influenciar diretamente o Rio de Janeiro, este centro de baixa pressão vai colaborar para manter as condições para o crescimento de nuvens de chuva sobre o Rio de Janeiro.

Na animação, as regiões de baixa pressão são indicadas pela letra B no centro da área circular em setas.

 

 

Temporais como os que ocorreram na segunda-feira podem se repetir em áreas do centro-sul fluminense, incluindo o Grande Rio, a região serrana. Na tarde e noite do dia 15 de fevereiro choveu cerca de 61 mm na região de Parati, um dos maiores volumes de chuva no país neste dia.

 

 

Ar abafado

Cariocas e fluminenses não devem esperar por dias frescos até o fim da semana. O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva vão evitar que o calor seja extremo como no Carnaval, mesmo assim, a sensação de abafamento será muito grande até o fim da semana.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%