São José com chuva no Nordeste

18/03/2016 às 12:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Outono ainda é com El Niño

Áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – continuam ativas sobre o Nordeste e voltou a chover forte em várias áreas da Região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas dia 17 e 9 horas do dia 18 de março, pelo horário de Brasília, choveu mais de 60 mm em áreas do Ceará.

Só no período de 13 a 18 de março, Fortaleza já acumulou aproximadamente 96 mm de chuva, o que corresponde a quase 30% da média de chuva normal para março, que fica em torno dos 340 mm.

Confira outros volumes de chuva elevados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

 

Início do outono com chuva

Este é um fim de semana especial para os nordestinos. Há uma crença em relação ao dia 19 de março, Dia de São José, para os católicos. Diz a crença que se chover no dia de São José, então o restante do “inverno”, como é chamado o período mais chuvoso do ano no Nordeste, será com chuva farta.

 

 

 

O fim de semana será com pancadas de chuva e períodos com sol ao longo do dia em todos os estados do Nordeste. A chuva mais volumosa deve cair sobre o Ceará, Piauí e Maranhão. Há risco de raios especialmente pelo interior do Nordeste. Deve chover também no sertão.

 

 

Influência do El Niño no outono

O outono começa oficialmente no domingo, 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasília. É época de chuva em muitas áreas do Nordeste, mas este não será um outono comum. O outono de 2016 ainda terá muita influência do fenômeno El Niño. Embora já esteja enfraquecido, as mudanças na circulação dos ventos sobre o Brasil, causadas por este fenômeno oceânico-atmosférico, dificulta a ocorrência de chuva sobre o Nordeste.

 

Leia mais:

Norte do Nordeste terá mais chuva no outono?

 

Cadê a chuva da ZCIT?

 

As nuvens carregadas e a chuva foram clicadas em vários locais do Nordeste

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

35mm / 90%

Brasília - DF

20°
min

28°
max

5mm / 60%