RS em alerta para temporais

06/04/2016 às 19:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/04/2016 às 20:26

Oferecimento
Rajadas de vento chegam a quase 100 km/h

Fortes áreas de instabilidade se formaram no leste da Argentina e sobre o Uruguai e avançaram sobre o Rio Grande do provocando temporais na quarta-feira, 6 de abril. A chuva forte veio com ventania em várias localidades gaúchas e com nuvens assustadoras.

 

 

 

 

Em Porto Alegre, depois de um dia com sol forte e calor de 34,0°C, o temporal chegou no fim da tarde. O aeroporto local registrou rajadas de vento de 57 km/h, às 18h25, mas às 19 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 71 km/h.

 

 

 

Bloqueio atmosférico

Estas áreas de instabilidade se associam com uma frente fria que avança pelo litoral gaúcho, mas uma forte massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil bloqueia as nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Este bloqueio pode ser visto nas imagens de satélite, onde as nuvens carregadas (manchas em tons de azul e vermelho) não conseguem avançar para Santa Catarina e nem para o Paraná.

 

 

 

Até o domingo, mais duas frentes frias vão passar pelo litoral do Rio Grande do Sul e mais nuvens pesadas vão passar sobre o estado. Até pelo menos o domingo, a situação é de alerta para chuva forte e também raios, queda de granizo e ventania. Algumas rajadas de vento poderão alcançar velocidade de 90 km/h a 100 km/h.

A maior quantidade de chuva deve ocorrer sobre o centro-sul gaúcho onde, em cinco dias, pode chover de 100 a 200 mm, o que representa a média de chuva para o mês de abril.

 

Quando vai chover em SC e no PR?

 

 

 

Quando o frio intenso chegará ao Sul do Brasil?

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%