Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Curitiba está tendo o abril mais quente em 91 anos

22/04/2016 às 20:02
por Josélia Pegorim

Calor de abril é histórico em Curitiba

O calor que está fazendo neste abril de 2016 em Curitiba é o mais intenso já observado para este mês. No dia 7, a temperatura alcançou 32,6°C, o maior valor para um dia de abril em 85 anos, desde 1931, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Até o dia 22 de abril, o calor estava de 3 a 6 graus acima da média histórica em todas as capitais do Sul, do Centro-Oeste e também em São Paulo. Mas em Curitiba, a média das temperaturas máximas em 22 dias foi de 29,4°C, valor que 7,1°C acima da média histórica de temperatura máxima que é 22,3°C. A média das temperaturas mínimas computadas de 1 a 22 de abril foi de 18,9°C, 6,1°C acima da média histórica da temperatura mínima que é de 12,8°C.

Por esses valores, é a capital do Paraná que está tendo o calor mais absurdo para um mês de abril entre todas as capitais brasileiras. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia nunca houve um abril tão quente em Curitiba em 91 anos de acompanhamento meteorológico.

 

 

 

Frio intenso se aproxima

Uma forte e grande massa de ar polar começa a influenciar o Sul do Brasil a partir do dia 25 de abril e terá força para provocar frio intenso e até geada no Paraná nos últimos dias de abril. Mas antes do frio chegar, curitibanos e todos os paranaenses vão sentir muito calor no último fim de semana de abril.

 

Forte frente fria traz temporais para o Sul a partir do domingo

 

A queda da temperatura em Curitiba provocada por esta onda de frio, a primeira realmente intensa de 2016, será tão acentuada que vai fazer a média da temperatura de abril baixar. Serão apenas de quatro dias de frio intenso em abril, 27, 28, 29 e 30, mas que farão muita diferença.

 

Confira a tendência da temperatura para Curitiba