Nova onda de temporais no Sul começa neste domingo

22/04/2016 às 14:27
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/04/2016 às 14:43

Oferecimento
Temperatura cai para 0°C na próxima semana

Uma nova frente fria chega com muita força ao Rio Grande do Sul neste domingo trazendo ventania e chuva forte.

O Rio Grande do Sul já recebeu grandes acumulados de chuva neste mês, o que está causando prejuízos para os agricultores do estado. Principalmente no sul e oeste gaúcho, os estragos são grandes. A cultura mais atingida foi a de soja. Por enquanto, a secretaria de agricultura do estado estima perdas de 500 milhões de reais. A nova frente fria vai trazer mais chuva para o estado, e os prejuízos nas plantações podem ser ainda maiores.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva para abril, até o dia 22. Na fronteira com o Uruguai já choveu 300 mm acima da média normal, que em geral não passa dos 160 mm.

 

 

Alerta para tempestades 

O domingo será de alerta para nova onda de temporais sobre o Rio Grande do Sul com a chegada da frente fria mais intensa do ano até agora. Ela vem associada a uma grande massa de ar muito frio.  

O acentuado choque térmico, a forte queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, Uruguai e Paraguai e a circulação dos ventos nos níveis elevados da atmosfera vão colaborar para a formação de nuvens extremamente carregadas, com grande potencial para tempestades.

 

 

 

Além da chuva muito intensa sobre o Rio Grande do Sul, as rajadas de vento podem alcançar  velocidades da ordem de 100 km/h. Em Santa Catarina e no Paraná é o calor e ventos fortes que vão chamar mais atenção no domingo, mas a chance de tempestades é grande na segunda e na terça-feira.

 

 

Pode dizer adeus ao calor anormal de abril de 2016!

 

Curitiba tem abril mais quente em 91 anos

 

Ar polar e geada no Rio Grande do Sul

A grande e forte frente fria que irá avançar sobre o centro-sul do Brasil tem potencial para provocar grandes volumes de chuva, como já estava sendo anunciado pelos meteorologistas da Climatempo. O ar polar entra com muita força sobre o sul do Brasil a partir da madrugada de quarta-feira (27). O amanhecer dos dias 28, 29 e 30 de abril devem ser gelados no Sul e várias cidades devem registrar temperaturas próximas de zero. Há potencial para ocorrência de geada em cidades dos três estados do Sul do país e não apenas nas regiões serranas.

 

Confira a previsão para o Sul e saiba quando e onde vai gear.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

16°
min

25°
max

0mm / 0%