Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Neve confirmada em Santa Catarina

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Neve confirmada em Santa Catarina

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    6 min de leitura

    Oferecido por

    Uma grande e forte massa de ar polar entrou sobre a América do Sul espalhando o ar frio sobre toda a Argentina, o Uruguai, Paraguai, parte do Peru, Bolívia e grande parte do Brasil. A combinação deste forte ar polar, ventos moderados a fortes e chuva causam acentuada queda da temperatura no país desde a segunda-feira.

     

    Nevou em Santa Catarina

    Esta forte massa polar continua tem força para esfriar a atmosfera até nas suas camadas superiores. Havia a expectativa de que nevasse nesta quarta-feira, 27 de abril, e o fenômeno foi confirmado até antes do esperado. A ocorrência de neve em abril não é comum.

    Pelas redes sociais chegou a informação de que pequenos flocos de neve caíram em alguns locais da serra de Santa Catarina. Nevou à noite em São Joaquim, na serra catarinense, mas de forma rápida. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em Bom Jardim da Serra por volta das 20 horas era de 1,9°C abaixo de zero e em São Joaquim, 2,0°C positivos. Nevou fraco também   na região da Epagri (hotel Minuano). Houve registro de neve também no distrito de Cruzeiro.

     

     

     

    Segundo a agência de notícias São Joaquim Online, a neve foi registrada em São Joaquim na noite desta última quarta-feira (27) e também na madrugada desta quinta-feira na Rodovia Caminhos da Neve. A temperatura estava em torno de 0ºC. Durante a tarde já havia nevado rapidamente na região dos distritos de Boava e de Cruzeiro.

    Durante a noite do dia 27 de abril, as condições para nevar persistiram e foi possível observar a queda de pequeninos flocos, por alguns minutos. Os minúsculos flocos de neve são chamados pelos moradores locais de quireras, mas duraram poucos minutos e logo derreteram no chão.

     

    Nebulosidade diminui e chance de neve é afastada

    Ainda há uma possibilidade de queda de neve na madrugada da quinta-feira, 28, nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense. Mas no decorrer da madrugada, a tendência é de diminuição da nebulosidade, o que afasta a chance de nevar. Pode  nevar em cidades como Urubici (SC), Urupema (SC), São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS). Sem as nuvens, as condições para geada é que aumentam. A quinta-feira amanhece com temperatura abaixo de zero em várias localidades das serras do Rio de Grande do Sul e de Santa Catarina.

    As imagens de satélite mostram a diminuição da nebulosidade na região serrana destes estados.

     

    Situação às 21h de 27/04/16

     

     

    Situação às 6h de 27/04/16

     

    Os ventos (setas azuis) do ciclone extratropical (centro de baixa pressão marcado pela letra B) jogam umidade para a região das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O centro da massa polar (A) provoca o frio intenso.

     

     

     

     

    Nos mapas de simulação de ocorrência de neve feito em supercomputadores, a mancha azul indica a região onde poderia haver queda de neve.

     

     

      

     

    Neve em Córdoba (Argentina)

    Algumas áreas na região serrana da província argentina de Córdoba registraram queda de neve na manhã da segunda-feira, 25 de abril. A neve caiu na área de La Cumbrecita. A província de Córdoba fica na região central da Argentina, onde não é comum nevar em abril. A neve é comum na região da Patagônia.

    O jornal local El Diário dá destaque para o fenômeno e informa sobre a continuidade do frio intenso no decorrer da semana. No quadro à direita, das notícias mais lidas, as matérias sobre o tempo ganharam destaque.

     

     

     

    Frio intenso provoca geada

    O centro (região mais fria) desta massa polar ficará muito próximo do Sul do Brasil entre os dias 28 e 30 de abril provocando frio intenso. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas não vão se elevar muito ao longo do dia.  As madrugadas destes dias serão geladas na Região Sul e várias áreas dos três estados vão registrar temperaturas próximas zero grau e até negativas.

    Alguma geada já poderá ocorrer nesta quarta-feira, mas só no sul gaúcho. Os dias de maior risco são 28 e 29 de abril. O frio vai provocar geada ao amanhecer, que poderá ser ampla e até com moderada a forte intensidade em alguns locais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nestes dias.

    Há chance de gear na Grande Curitiba ao amanhecer da quinta-feira, 28 de abril.

     

    Confira a previsão para a Região Sul e para a cidade e previna-se da geada.

     

    Nos mapas, o centro da massa polar é representado pela letra A e permanece próximo do Rio Grande do Sul até o dia 30, com ligeiro enfraquecimento neste dia.

     

     

     

     Saiba a diferença entre geada branca e geada negra

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias