Centro-sul do BR tem muita geada até o dia 13

09/06/2016 às 19:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Gelo forma tapete branco no Sul

A geada branca é um fenômeno meteorológico típico do frio intenso e é caracterizado pelo congelamento das pequenas gotas de orvalho que se depositam sobre uma superfície. A temperatura  temperatura na relva, no solo precisa ser necessariamente de 0°C ou menos para que ocorra o congelamento do orvalho, mas a temperatura acima do ar, a cerca de 1 ou 2 metros acima do solo pode estar vários graus acima de zero. Em geral, a geada ocorre com temperatura abaixo de 5°C.

Mas quando a temperatura do ar já está negativa, a temperatura na relva certamente estará muito mais negativa ainda. Geadas intensas ocorrem com temperatura na relva de 6°C negativos ou menores ainda.

 

Você sabia que existe também a geada negra? Saiba a diferença entre a geada branca e a negra e como se formam.

 

Muita geada até 13 de junho: agricultura terá danos graves

 

Se você tem negócios baseado na agricultura, fique muito atento às previsões meteorológicas para os próximos dias. Até o dia 13 de junho, praticamente toda a Região Sul terá condições para geada que poderá ser moderada a forte em muitas áreas dos três estados. Temperaturas abaixo de zero vão continuar ocorrendo.

A população do sudoeste, sul e leste de São Paulo, do Sul de Minas Gerais e do sul de Mato Grosso do Sul e até do sul do Rio De Janeiro também poderá ver a ocorrência do fenômeno especialmente entre os dias 11 e 13 de junho. Pode gear na Grande São Paulo.

 

Entenda porque o frio será severo no centro-sul do Brasil no fim da primeira quinzena de junho de 2016.

 

Tapete branco

Quando ocorre a geada em grande extensão, a aparência é de um tapete branco nos pastos, nos gramados. Bonito, mas o gelo queima e danifica a vegetação podendo matá-la.Cada tipo de planta tem maior ou menor sensibilidade ao frio intenso e à geada. Dependendo da intensidade, a geada pode danificar completamente as plantações de hortaliças e legumes. A ocorrência de geadas e frio intenso por vários dias consecutivos é um dos motivos para o aumento do preço nas feiras livres e mercados nos dias seguintes ao fenômeno.

 

Pode nevar nas serras do RS e de SC entre 10 e 11 de junho

 

Danosa, mas muito bonita! Confira algumas imagens da geada que ocorreu em 9 de junho de 2016 no Sul e também em São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%