Risco de granizo no Sul esta semana

11/07/2016 às 21:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte choque térmico ocorre nos próximos dias

 

As nuvens muito carregadas que se formaram sobre o Rio Grande do Sul provocaram chuva forte e também muito granizo na segunda-feira, 11 de julho. O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência do fenômeno em 20 cidades. Em várias áreas, os granizos foram de grandes dimensões, o que aumenta as perdas materiais.

 

 

 

Mas o risco de tempestade de granizo voltar a ocorrer sobre o Rio Grande do Sul esta semana é alto e o risco também aumenta para os demais estados da Região Sul.  Todo o estado passa a semana recebendo correntes de ar frio e quente ao mesmo tempo, mantendo as condições para um grande choque térmico, o que facilita a formação das nuvens cumulonimbus que geram o granizo.

 

 

 

É preciso lembrar também que depois de um junho gelado, as camadas de ar na atmosfera superior sobre o Rio Grande do Sul já está fria, que é condição importante para a formação do gelo.

Embora o risco de granizo seja maior sobre o Rio Grande do Sul, o fenômeno poderá ocorrer esta semana também em áreas de Santa Catarina e do Paraná.

 

 

 

Fique atento: forte queda da temperatura é esperada para o fim de semana. A temperatura volta a ficar abaixo de zero no Sul e a geada poderá ser ampla novamente.

 

Semana com temporais na Região Sul