Ciclone extratropical provoca vento forte no Sul

27/07/2016 às 12:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/07/2016 às 12:33

Oferecimento
Vento forte aumenta a sensação de frio

 

Fortes rajadas de vento ainda são observadas sobre o Sul do Brasil provocadas por um grande ciclone extratropical que se desloca ao largo da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

Até às 10 horas da manhã desta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou várias rajadas de vento entre 70 km/h e quase 100 km/h.

A tabela mostra as maiores rajadas entre meia-noite e 10 horas de 27/07/16. A hora em que a rajada foi registrada aparece ao lado da velocidade.

 

 

O ciclone extratropical se desloca para alto-mar e se afasta cada vez mais do Brasil e do Uruguai no decorrer desta quinta-feira, 28 de julho. Os ventos no Sul do Brasil e na costa do Sudeste devem enfraquecer no decorrer da quinta-feira. Nas áreas litorâneas do Sul e do Sudeste, o risco de rajadas intensas, de 60 km/h a 90 km/h, ainda existe especialmente na madrugada e manhã desta quinta-feira, mas a tendência é de diminuição dos ventos durante a tarde. Na sexta-feira, 29 de julho, o ciclone extratropical já estará mais afastado sobre o oceano e não terá mais influência na costa brasileira.

 

Vento aumenta a sensação térmica de frio

Os ventos constantes e moderados provocados pelo ciclone extratropical estão aumentando a sensação de frio no Sul do Brasil nesta quarta-feira. Por volta das 11 horas, o aeroporto de Caxias do Sul, cidade serrana gaúcha, registrava 7°C, mas com o vento de 22 km/h, a sensação térmica era de temperatura de apenas 1,0°C!

Confira outras baixas sensações térmicas no Sul:

 

 

Mar agitado e ressaca

A ventania provocada por este ciclone extratropical deixa o mar muito agitado. Confira a previsão de ondas e de ressaca para os próximos dias