Nova frente fria chega ao Sudeste nesta quinta

26/10/2016 às 12:03
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Risco de temporais aumenta

A atmosfera quente e úmida já vem provocando os temporais localizados e fortes, típicos da estação, especialmente sobre São Paulo, Rio De Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. Áreas de instabilidade atuam sobre essas regiões desde o início da semana e vão ganhar um reforço nesta quinta-feira (27) com a chegada de uma nova frente fria ao Sudeste. Até o final da semana a chuva deve se espalhar por todas as áreas. 



A nova frente fria é rápida e virá acompanha por um grande ciclone extratropical. São Paulo entra em alerta para temporais e ventos fortes nesta quinta-feira com o avanço da frente fria. A chuva começa pela manhã em algumas áreas e se espalha pelo estado até o final do dia. O Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, também vão sentir as rajadas de vento de forte intensidade e há risco de temporais localizados. 

O ciclone extratropical vai provocar grande agitação marítima no Sudeste e há risco de ressaca.

Na sexta-feira (28), a frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro e já deve alcançar o Espírito Santo. O estado capixaba, o Vale do Rio Doce, o norte de Minas Gerais, voltam a ter pancadas de chuva entre à tarde e a noite. Pode chover moderado a forte em áreas da Grande Belo Horizonte

A Zona da Mata mineira e o estado do Rio de Janeiro ficam com o tempo chuvoso e muito úmido e nessas áreas as temperaturas já entram em queda. Também na sexta-feira, a chuva já dará trégua a São Paulo, mas o céu ainda fica com bastante nebulosidade na maior parte do estado e a região começa a sentir a entrada do ar polar. 

Fim de semana de chuva e ar frio 
O tempo mais instável e a previsão de chuva se mantém para o Espírito Santo e o centro-norte de Minas Gerais durante o fim de semana. As temperaturas caem. Volumes acima dos 70 milímetros poderão ser observados em algumas áreas até o final do mês. Confira a estimativa para os próximos dias: 


As outras áreas do Sudeste, incluindo o sul de Minas, o Triângulo Mineiro, o Rio de Janeiro e o estado de São Paulo não terão mais a chuva no fim de semana e vão sentir a influência da nova massa polar.

"O pico do frio da nova massa polar será sentido na madrugada e no amanhecer do sábado (29)", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. A cidade de São Paulo pode ter mínima de 10°C. Em Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, por exemplo, o sábado pode amanhecer com os termômetros perto dos 7°C. 




CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%