Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mar raivoso no fim de outubro de 2016

30/10/2016 às 19:56
por Josélia Pegorim

A ressaca que ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro no litoral do Sul e do Sudeste pode ser considerada a mais forte de 2016. As grandes ondas foram geradas pelos fortes ventos de um potente ciclone extratropical que se formou no dia 26 de outubro entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

O forte swell gerado por este ciclone extratropical começou a atingir a costa do Sul do Brasil durante o dia 27 de outubro. Na costa de São Paulo, as ondas começaram a aumentar na manhã do dia 28. O pico da agitação no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro ocorreu entre a noite do dia 28 e a manhã de 29 de outubro.  Na cidade do Rio de Janeiro, a região do Leblon foi mais atingida pela ressaca. A água do mar chegou ao asfalto da avenida da praia. A faixa de areia normal se uniu com a enorme quantidade de areia que ficou depositada na avenida da praia. A água do mar invadiu a garagem de vários condomínios.

 

Veja também:  2016, Ano de grande agitação marítima

 

Ondas de quase 10 m em mar aberto no RS

Na manhã de 27 de outubro, uma boia da Marinha localizada a cerca de 100 km da costa mediu ondas de 3,0m na região de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul. Por volta das 20 horas, as ondas já alcançavam cerca de 5,0m. No fim da manhã do dia 28, a altura das ondas atingiu 9,5m às 10h22. Às 19h07, a altura da onda foi de 8,9m.

A boia de Santos, localizada a cerca de 250 km da costa começou a sentir a chegada do swell na manhã de 28 de outubro e pouco antes do meio-dia registrava 2,8 mm de altura de onda. Às 19h06 a altura das ondas chegava a 4,8 m. Às 22h18 a altura das ondas chegou a 5,7 m.

 

Não confunda swell, ressaca e tsunami meteorológico

 

A cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, ficou alagada por causa da forte ressaca do dia 29 de outubro de 2016. A água do mar invadiu o centro histórico.

 

 

Ressaca alaga Caraguatatuba em 29/10/2016

Em Caraguatuba, no litoral norte de São Paulo, a forte ressaca fez com que a água do mar adentrasse na região central da cidade até quase a segunda rua paralela da avenida da praia. As  ondas mais fortes ocorreram na madrugada do dia 29 de outubro e o dia amanheceu com grandes áreas alagadas na cidade.

 

 

 

 

 

 

 


Os vídeos mostram outras áreas de Caraguatuba também alagadas.

 

 

 

 

 

 

As imagens mostram a agitação do mar no dia 29 de outubro na região de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

 

 

 

 

As imagens mostram a agitação do mar no dia 28 de outubro no litoral de São Paulo, na região de da Ilha Comprida, Mongaguá, de Juquehy.

 

 

 

Confira algumas imagens da ressaca em Torres e na região de São José do Norte, no litoral do Rio Grande do Sul.