Nova baixa pressão anuncia chuva forte

01/12/2016 às 15:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de enchente e alagamentos no fim de semana

Uma nova área de baixa pressão atmosférica se organiza a partir desta sexta-feira e avança sobre parte do Sul e do Sudeste do Brasil. Isto vai fazer com que as áreas de instabilidade que já atuam sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste se intensifique e também se espalhem sobre parte do Sul do Brasil.

A baixa pressão se forma nesta sexta-feira, 2 de dezembro, entre o norte da Argentina, o sul da Bolívia e o Paraguai, desloca-se sobre o Paraguai no sábado, 3, mas já tendo forte influência sobre o Mato Grosso do Sul, sobre a Região Sul e até em São Paulo. No decorrer do domingo, esta baixa pressão passa sobre São Paulo e influencia as condições do tempo também no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica um pouco mais sobre os efeitos desta baixa de pressão.

 

 

 

A preocupação em relação a esta baixa pressão é que este é um sistema atmosférico que tecnicamente força a concentração de umidade e de calor, o que facilita a formação de grandes nuvens com potencial para temporais e chuva volumosa.

Uma baixa pressão e um cavado são sistemas meteorológicos que deixam o tempo mais instável, que aumentam as condições para chuva. Foi a passagem de uma baixa pressão sobre o Sudeste do Brasil que deixou o tempo chuvoso em quase toda a Região, em grande parte do fim de semana prolongado de 15 de novembro. A chuva volumosa que causou desastres sobre o Rio de Janeiro no feriado esteve associada a esta baixa pressão.

 

O primeiro fim de semana de dezembro deve ser marcado por muita chuva sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio De Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais. As capitais destes estados também estão sujeitas a chuva forte e volumosa neste fim de semana.

O mapa com a estimativa de chuva até o dia 6 de dezembro mostra que estes estados estão na área que terá os maiores volumes.

A chuva que esperada para o fim de semana tem potencial para alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

 

 

Alerta meteorológico para o RJ

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

5mm / 60%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%