Tempestades aumentam no Sul

04/01/2017 às 21:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria avança sobre a Região

Perigo continua

Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e deixa o tempo ainda mais instável sobre a Região Sul. Mais nuvens carregadas e mais temporais são esperados para toda a Região. As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e várias vezes no decorrer desta quinta-feira.

Além da chuva forte com potencial para alagamentos em áreas urbanas, a chuva deve vir com muitos raios e também com ventos fortes e até granizo.

 

Esta frente fria é muito importante para o Brasil

 

Temporais nos próximos dias

A população dos três estados da Região Sul deve ficar alerta para temporais também na sexta-feira e mesmo no próximo fim de semana. A frente fria tecnicamente se afasta de vez do Sul no sábado, 7, mas a baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai vai manter as condições para formação de muitas áreas de instabilidade. Além disso, o calor continua intenso, mesmo com a passagem desta frente fria.

 

 

 

Calor intenso está perto do fim

 

Grandes volumes de chuva

Voltou a chover forte sobre o Rio Grande do Sul na tarde e noite desta quarta-feira, depois dos temporais da madrugada. Por volta das 17 horas, as imagens de satélite mostravam nuvens muito carregadas sobre o nordeste gaúcho atingindo parte da Grande Porto Alegre, o litoral norte e parte da região serrana do Rio Grande do Sul.

 

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, apenas entre 16h e 18h choveu 57,0 mm sobre Tramandaí, no litoral norte gaúcho, e 27,6 mm sobre Campo Bom, na Grande Porto Alegre.

No período de 24h, entre 19h30 do dia 3 e 19h30 de 4 de janeiro, choveu mais de 100 mm em várias regiões gaúchas. Confira alguns volumes acumulados em pluviômetros do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

 

 

 

Mas nuvens muito carregadas também cresceram sobre Santa Catarina e Paraná provocando temporais nesta quarta-feira. Em Castro, no Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,6 mm em 1h,  entre 14h e 15h. Em Morretes, no litoral paranaense choveu 38 mm entre 15h e 17h. Choveu forte na Grande Curitiba.

Em Santa Catarina, a chuva mais intensa até por volta das 19h desta quarta-feira ocorreu sobre cidades do Vale do Itajaí e do sul do estado. Confira os maiores acumulados registrados pelo CEMADEN em 6 horas.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

27°
max

10mm / 67%

Curitiba - PR

17°
min

28°
max

3mm / 90%