Tempestades no RJ: quase 100 mm em Paraty em 2h

10/01/2017 às 15:25
por Maria Clara Machado

Atualizado 10/01/2017 às 23:00

Oferecimento
Frente fria se aproxima do RJ nesta 4ªf

Nuvens muito carregadas se desenvolveram no fim da tarde e na noite da terça-feira, 10 de janeiro, sobre o centro-sul do estado do Rio De Janeiro provocando violentas tempestades, ou com muita chuva ou com muito vento.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 90 km/h às 17h em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em Rio Claro (Passa Três), uma rajada chegou aos 87 km/h às 18h.

O mais impressionante foi o volume de chuva que caiu sobre Paraty. Em apenas duas horas, entre 19h e 21h choveu 97,6 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Só a chuva destas duas horas já corresponde a aproximadamente um terço da média de chuva para janeiro, que fica em torno de 290 mm

A sequência de imagens de satélite mostra a evolução das nuvens de temporal (manchas vermelhas).

 

 

 

Já o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 100 mm sobre o centro de Itatiaia, no sul do estado do Rio, entre 16h e 22h. Ainda pela medição do CEMADEN, volumes de chuva de 40 mm a quase 65 mm foram acumulados nas cidades serranas fluminenses como Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Com a chuva forte, por volta das 22h desta terça-feira, vários rios estavam no nível de atenção na região serrana, de acordo com o INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro.

 

Os temporais não vão parar nos próximos dias. Os meteorologistas da Climatempo já alertavam desde domingo para um aumento nas condições de chuva e no risco de temporais em todo o estado do Rio de Janeiro esta semana.


O tempo muito quente e o elevado nível de umidade presente na atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas. O potencial para temporais aumenta ainda mais nesta quarta-feira (11) com a aproximação de uma frente fria. Especialmente a parte centro-sul do estado, incluindo o Grande Rio, fica mais instável com alta chance de temporais. No norte fluminense também há previsão de pancadas de chuva, mas que devem ocorrer de forma localizada. 

Alerta contra dengue, chikungunya e zika aumenta com a chegada do verão 

Alerta de muita chuva no RJ até sexta-feira 

Além da frente fria, um novo sistema de baixa pressão atmosférica vai se formar ao largo da costa fluminense na quinta-feira (12). O alerta é para grandes instabilidades que vão formar nuvens pesadas e provocar chuvas intensas e volumosas sobre o estado do Rio de Janeiro.

Até o final da semana, diversas localidades poderão acumular mais de 100 mm. O mapa de chuva que estima volumes de até 200 mm para a região serrana do Rio do Janeiro. Problemas como deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e rios, e alagamentos poderão voltar a acontecer. A população deve ficar atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil de cada município. 


Calor vai continuar
Essa frente fria é fraca e não traz ar polar para o Rio de Janeiro. O que pode dar um pequeno alívio no calor intenso dos últimos dias é o aumento da nebulosidade e a chuva, que será mais constante. A sensação de abafamento deve permanecer para a maior parte da população.

Acompanhe as temperaturas para o Rio de Janeiro nos próximos dias 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%