Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Instabilidade se espalha sobre o Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Risco de chuva forte em todos os estados do Sudeste

A semana vem sendo marcada por calor e também temporais em vários locais dos estados de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. Os mais recentes ocorreram na região de Franca (SP) e Paraty (RJ) que ficaram na lista dos dez mais volumes de chuva no Brasil, entre 10h do dia 10 e 10h de 11 de janeiro.

Na tarde e noite desta quarta-feira, 11 de janeiro, os temporais se espalharam sobre o estado do Rio de Janeiro, São Paulo, mas também sobre Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Mas desta vez, as nuvens carregadas voltaram a se formar sobre vários locais do norte de Minas Gerais e começaram a avançar sobre o sul do Espírito Santo.

A expansão das áreas de instabilidade sobre o Sudeste do Brasil nesta quarta-feira foi consequência principalmente do enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), que começou a ocorrer no começo da semana.

 

Alerta contra dengue, chikungunya e zika aumenta com a chegada do verão

 

Pelo menos até a próxima segunda-feira, 16 de janeiro, estas áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre todos os estados da Região Sudeste. Mas a chuva não será generalizada e nem constante por muitas horas. A previsão é de que ocorram várias pancadas de chuva, especialmente durante a tarde e à noite, em geral com raios e também fortes rajadas de vento, mas com curta duração. Porém, a chuva vai cair forte em vários locais.

O aumento da nebulosidade e da chuva diminui o calor no Sudeste, mas a sensação de abafamento vai continuar.

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Capitais podem ter chuva forte

A região metropolitana de São PauloRio de JaneiroBelo Horizonte devem ficar em atenção nos próximos dias para chuva forte com potencial para alagamentos.

Para a Vitória, a expectativa é que volte e chover nesta quinta-feira e na sexta-feira, podendo chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Mas a chance de chuva no fim de semana é baixa.

 

Chuva forte sobre Belo Horizonte em 11/01/17

 

 

Veja o balanço dos temporais no RJ em 11/01/17

 

Por que tem chovido pouco no norte de MG e no ES?

Mas desde o início do verão, em 21 de dezembro de 2016, as nuvens carregadas sumiram do centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Pouca chuva também foi observa sobre o norte do estado do Rio de Janeiro. A explicação para a falta de chuva (e temperaturas acima do normal) nestas áreas nas primeiras três semanas do verão está na intensificação do sistema de alta pressão atmosférica ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) sobre o Brasil.

 

Entenda a falta de chuva e o excesso de calor

 

Como todo o sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS reduziu a umidade no ar, a nebulosidade e a ocorrência de chuva no Espírito Santo, no centro-norte de Minas Gerais e em outras áreas do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil.

A atuação da ASAS começou a diminuir no início desta semana e na tarde desta quarta-feira, 11, nuvens carregadas voltaram a crescer sobre o sul do Espírito Santo e no centro-norte mineiro.

 

 

Confira a previsão especial para o estado do Espírito Santo, que voltou a sofrer a ameaça de racionamento de água por causa falta de chuva no início do verão 2016/2017.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias