Oferecido por
A boa notícia para os capixabas é que nesta quinta-feira (12), o sistema conhecido como ASAS (Alta Pressão subtropical do Atlântico Sul) enfraquece e as condições de chuva aumentam por todo o estado do Espírito Santo. A partir da tarde há previsão de pancadas de chuva com risco de temporal, principalmente no interior capixaba. Vale ressaltar, que não será uma chuva contínua, portanto, não vai reverter o quadro de seca que atinge várias cidades, mas vai aliviar o calorão.
A meteorologista Josélia Pegorim analisa como será a chuva no Espírito Santo nos próximos dias
Na sexta-feira (13), todo o estado fica sujeito as pancadas de chuva. Em Vitória, a nebulosidade é maior e chove a qualquer hora do dia. Não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. As demais áreas, muito sol, calor ar abafado e pancadas de chuva à partir da tarde que podem vir acompanhadas de raios.
Na segunda semana de fevereiro e também em março volta a chover bastante no Estado, adianta o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.
Porque não chove no Espírito Santo?
O Espírito Santo junto com o Nordeste sofreu muito com a influência do El Niño nos últimos anos, Com a formação da La Niña choveu perto da média na primavera, mas desde o final de dezembro a chuva deu uma parada e voltou a fazer muito calor. A parada na chuva foi devido à entrada de uma grande massa de ar seco que inibe a formação de chuva e bloqueia a chegada das frentes frias. Esse sistema, conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) deveria estar posicionado no oceano, mas nas ultimas semanas esteve sobre o continente ocasionando o retorno da estiagem ao Espírito Santo, comenta Nascimento.
El Niño e La Niña: A história contada desde o início
O INMET- Instituto Nacional de Meteorologia não registrou chuva nestes primeiros dez dias de 2017 na cidade de Vitória. A média para janeiro é de 143 milímetros. A última chuva registrada na capital capixaba ocorreu entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2016, quando foram acumulados aproximadamente 60 milímetros. Do dia 01 de dezembro até o dia 31, o total acumulado de chuva foi de 96,9 milímetros sendo que a média para o mês é de 195,2 milímetros.