Balanço dos temporais em SP - 30/01/2017

30/01/2017 às 07:54
por Redação

Atualizado 30/01/2017 às 22:38

Oferecimento
Quase 100 mm em 3h em Mairiporã

Muita chuva na Grande SP

 Municípios do norte e o oeste da Grande São Paulo foram os que receberam aos maiores volumes de chuva na segunda-feira, 30/01/17. A chuva alagou Franco da Rocha.Veja o comentário que  Zatsune Miku fez no site da Climatempo

 

"Depois do temporal de quase 1 hora o resultado aparece: ruas alagadas, lama em qualquer lado... situação bem complicada nesse momento as 18:10hs. Foi um temporal excepcional eu pensava que iria vir em pequena quantidade pois foi prevista pancadas de chuvas em áreas isoladas mas eu me enganei pensando que seria em quantidade pequena foi totalmente o contrário, teve muito raio cada um pior que o outro, o tempo ficou como quase como se fosse noite em pleno meio da tarde até as luzes dos postes acenderam e desabou tudo que tinha pra cima daqui. No momento a chuva ainda persiste mas de forma mais fraca e com algumas trovoadas mas pelo que vejo aparentemente ainda está se formando mais nuvens carregadas observando em direção ao norte bem próximo de onde moro. Será que vem mais ainda? E será que o recorde foi batido? É bem provável pelo volume insano de água que caiu por aqui é quase impossível não ter batido o recorde do mês de Janeiro mais chuvoso da história. E acredito que ainda vem mais mesmo com a ASAS atuando ela não consegue inibir bem as chuvas por aqui só nesses últimos 2 dias que tivemos ela até conseguiu quebrar um pouco as chuvas mas como ela está enfraquecendo as chuvas já estão retornando até bem. Segundo Cemaden apenas um período de apenas 10 minutos de chuva acumulou incríveis 18,60mm. É muita coisa! E a chuva continua! Boa noite a todos!"            

Confira alguns volumes registrados no estado de São Paulo pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período de 12h, entre 10h e 22h de 30/01/17.

Mairiporã (Estrada da Roseira): 99,4 mm , mas entre 15h50 e 18h50 choveu 97,8mm

Mairiporã (Vila Nova Juqueri): 86,2 mm

Caçapava (Corpo de Bombeiros): 60,9 mm

Franco da Rocha (Parque Industrial): 58,0 mm

Jundiaí (Roseira): 55,6 mm

Avaré (Centro): 50,8 mm

 

As nuvens de tempestade foram fotografadas e deu até arco-íris.

 

 

 

 

 

 

 Ventania

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 75 km/h em Itapeva às 19h e outra com 73 km/h às 18h.  Jales e Barra Bonita tiveram rajada de 71 km/h às 17h .

Em Jundiaí, uma rajada de vento chegou aos 83 km/h às 15h28 no aeroporto local.

 

Chuva muito forte no norte da Grande SP

Nuvens muito carregadas se espalharam pelo norte da Grande São Paulo e provocaram chuva volumosa na região dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã.

Entre 16h30 e 17h30, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 38,2 mm em Franco da Rocha (Parque Industrial), 35,6 mm em Mairiporã (Estrada da Roseira), 32,6 mm em Caieiras (Jardim Vera Tereza) e 30,8 mm em Francisco Morato (Jardim Primavera).

No período de 3 horas, entre 14h30 e 17h30 choveu 43,2 mm em Santana de Parnaíba (Jardim Paranaíba), 26,8 mm em Várzea Paulista (COMDEC) e 25,8 mm em Cotia.

 

 

Acompanhe o deslocamento da chuva pelos radares Climatempo-USP que você pode ver do pelo seu celular, tablet ou computador!

 

 

Fique atento! A chuva avança para áreas a zona norte e centro da capital. Na região da Climatempo, no bairro da Vila Mariana/Paraíso, trovoadas começaram a ser ouvidas por volta das 18h.

 

Nível do Rio Atibaia sobe

O nível do Rio Atibaia voltou a subir na tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro. Na região de Itatiba, o nível de emergência foi atingindo às 17h20 e na região de Atibaia, o rio Atibaia permaneceu no nível de emergência durante toda a tarde e continuava assim às 18h10.

 

Chuva muito forte no oeste da Grande SP

 As áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo estão ganhando muita forte no oeste da região, na região dos municípios de Taboão da Serra, Cotia, Itapevi, Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar. Mas parte desta área de chuva já entrou na cidade de São Paulo provocando chuva forte na região de Perus e Jaraguá. Esta área de chuva deve se espalhar por mais áreas da capital nas próximas horas.

Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climamatempo-USP

 

 

Tempestade com granizo em Jundiaí

Uma violenta tempestade caiu em parte da cidade de Jundiaí,  cidade no interior paulista cerca de 60 km/h de São Paulo. O aeroporto local registrou primeiro granizos pequenos, às 15h10, com rajadas de vento de 55 km/h. Mas em seguida, os granizos aumentaram e uma rajada de vento chegou aos 83 km/h às 15h28.

A imagem das áreas de chuva detectadas pelo radar meteorológico de São Roque (Aeronáutica) das 15h25 mostra a região de Jundiaí coberta por uma mancha rosa. Esta cor identifica uma chuva muito forte e com potencial para granizo.

 

 

Áreas de instabilidade que estão sobre o estado de São Paulo voltaram a se intensificar. No fim de semana as pancadas de chuva aconteceram de forma bem irregular, não choveu em todas as áreas. Mas  no decorrer da tarde e noite de hoje pode chover forte em várias áreas do estado.

No começo da tarde desta segunda-feira, nuvens carregadas já eram observadas também na região da Grande São Paulo em várias áreas do interior e do litoral. Às 14h13, os radares Climatempo-USP detectavam chuva moderada em São Bernardo do Campo e próximo a Santana do Parnaíba.

Outros radares detectavam chuva forte entre Sorocaba, Votorantim e Piedade.

 

 

 

A Thais Gomes registrou o amanhecer de hoje em Mairiporã-SP. Veja:

 

 

 

A temperatura sobe ao longo do dia e faz calor. No decorre da tarde e à noite há previsão para pancadas de chuva que ainda acontecem de forma isolada, porém já podem vir em forma de temporais em diversas áreas da Grande São Paulo, do interior e do litoral paulista.

 

 

 

Tendência

A tendência para os próximos dias é que a temperatura continue próxima dos 30°C durante a tarde na capital. Por causa do calor e da alta umidade todas as áreas do estado ainda devem ter pancadas de chuva de forma isolada, mas que em alguns momentos podem ser fortes.

 

PARTICIPE

Você pode participar também enviando a sua foto com a #fotografeotempo para todas as nossas redes sociais. Faça como a Palloma Albuquerque e Thaís Gomes! A sua foto pode ser a próxima escolhida :)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%