Nuvem "tabuleiro" traz tempo severo

09/03/2017 às 23:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Enormes nuvens em arco provocam ventania e muita chuva

Uma combinação especial da circulação dos ventos em diversos níveis de atmosfera permitiu a formação de nuvens de grande de grande porte, do tipo "nuvem arco" sobre o Uruguai e também no sul do Rio Grande do Sul.

Houve a formação da chamada "nuvem tabuleiro" (shelf cloud, em inglês). Este tipo de nuvem tem um aspecto assustador e inconfundível. Além de muito extensa e em forma de arco, uma espécie de "degrau" se origina na base da massa de nuvens muito densas parecendo um platô, um tabuleiro.  Conforme o ângulo em que se vê a grande shelf cloud é possível visualizar várias camadas da nuvem, como se fosse degraus em diferentes níveis.

 

Você já viu uma nuvem rara?

 

Na manhã da quinta-feira, 9 de março, havia uma forte queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. O ar estava muito quente e uma frente fria avançava no mar pelo litoral do Uruguai indo para o litoral do Rio Grande do Sul. Nos níveis elevados da atmosfera, uma forte divergência dos ventos (grande diferença na direção e ou na velocidade do ventos) também colaborou para a formação da "nuvem tabuleiro".

 

 

Este tipo de nebulosidade normalmente antecede temporais violentos e sua aproximação é sentida com fortíssimas rajadas de vento. Estas nuvens são bastante comuns no Sul do Brasil, no Paraguai, no Uruguai e no centro-norte e leste da Argentina, mas também costumam se formar em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

 

A animação das imagens de satélite do Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina, no modo visível,  mostra evolução das nuvens de tempestade na manhã de 9 de março de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Shel cloud em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, em 3/11/2016, filmada por José Vieira dos Santos 

 

 

 

Shelf Cloud em Mirandópolis, no oeste do estado de São Paulo, em 26/10/2016 filmada por Paulo Henrique

 

 

 

Enorme shelf cloud em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul, em 17/10/2016, filmada pelo capitão Romulo, da Transpetro

 

 

 

 

Shelf cloud em Araraquara, norte de São Paulo, em 10/12/2015, por Leandro Beltrane

 

 

 

 

Shelf Cloud em São Carlos, no interior de São Paulo, em 18/11/2015, por Claiton Bispo

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%