Sudeste esquenta e continua muito seco nesta terça

13/08/2018 às 21:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nível de umidade pode chegar novamente aos 10% em áreas de Minas Gerais. Ar esquenta em SP e no RJ. Semana terminar com mais umidade.

O ar frio de origem polar já está sobre o oceano e se afasta do Sudeste, o que facilita a elevação da temperatura nesta terça-feira. Mesmo assim,  a madrugada e o amanhecer ainda são frios por quase toda a Região. As menores temperaturas devem ser observadas no Sul de Minas Gerais e ainda podem ficar entre 0°C e 5°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou -0,4°C em Monte Verde na segunda-feira, 13 de agosto.

 

Sol e calor

Nesta terça-feira, 14, o ar esquenta e vai dar sentir um calorzinho à tarde também na Grande São Paulo e no leste de São Paulo e no estado do Rio De Janeiro, incluindo a capital fluminense.

O sol forte predomina desde cedo em quase todo o Sudeste. Alguns locais podem amanhecer com névoa. Não há condições para chuva. A tarde é ensolarada e novamente muito seca.

Na maioria das áreas pelo interior do Sudeste, apesar da madrugada fria, a temperatura ficou elevada na segunda-feira, com máximas acima dos 26°C. O norte mineiro ficou muito quente e a temperatura chegou aos 38,0°C em Montalvânia, pela medição do INMET.

 

 

Foto de Júlio Serrão, Nova Friburgo (RJ)

 

 

10% de umidade no ar

Mas é a secura do ar que merece mais destaque na Região Sudeste neste início de semana. Níveis de umidade relativa do ar entre 10% e 19% foram observados em várias áreas do oeste e norte de Minas Gerais e de São Paulo.

A região mais seca foi o Triângulo Mineiro, onde a umidade relativa chegou aos 10% em Uberlândia e a 11% em Sacramento. Mas toda a região entre o Triângulo, Curvelo, Montes Claros e Unaí registrou várias horas à tarde com nível de umidade entre 12% e 16%. A região de  em Ituverava, no norte de São Paulo, chegou aos 12%, Franca a 13% e Barretos a 14%, pela medição do INMET,

 

Chuva à vista

A semana começou muito seca no Sudeste, mas vai terminar com aumento de umidade e condições para pancadas de chuva em todos os estados. A passagem de uma frente fria provoca chuva já na quarta-feira, 15, pelo litoral de São Paulo, mas na quinta, 16, pode chover um pouco no Rio de Janeiro e em algumas áreas de Minas Gerais. Na sexta e no sábado, tem previsão de chuva em regiões dos quatro estados.

Outra frente fria deve trazer mais chuva a partir do domingo, 19 de agosto. Veja como o tempo muda nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%