Calor aumenta em todo o Sudeste nesta terça

12/11/2018 às 16:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba o que muda no tempo no feriado prolongado que terá passagem de nova frente fria

Com o enfraquecimento das áreas de instabilidade sobre o Sudeste, a nebulosidade e a quantidade de pancadas de chuva diminuem. Até a quarta-feira, todos os estados terão mais horas com sol e o calor aumenta. Nesta segunda-feira, 12, a temperatura chegou aos 30,0°C em São Paulo e aos 34,4°C no Rio De Janeiro. Em algumas áreas de Belo Horizonte, a temperatura chegou aos 31°C e em Vitória aos 29°C.

As condições para chuva voltam a aumentar durante o feriado de 15 de novembro, quando outra frente fria começa a avançar pelo litoral da Região Sudeste.



Terça-feira com sol e pancadas de chuva

Nesta terça-feira, 13 de novembro, praticamente todo o Sudeste terá várias hora com sol forte, aumento da nebulosidade durante o dia e pancadas de chuva com raios à tarde à noite. Estas pancadas podem ser moderadas a fortes, mas não devem se prolongar por muitas horas.

No estado de São Paulo, as pancadas de chuva só devem ocorrer no norte do estado, na Mantiqueira e no Vale do Paraíba. Não deve chover na Grande São Paulo.

No Rio de Janeiro, as pancadas devem ser passageiras pelo interior do estado. Não deve chover no Grande Rio, na região dos Lagos e nem no litoral sul fluminense.

No Espírito Santo, pode chover a qualquer hora do dia, mas a chuva que ocorrer será fraca a moderada. O sol aparece entre muitas nuvens também em Vitória.

Já em Minas Gerais, as pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde em todas as regiões do estado, inclusive em Belo Horizonte.

Esta terça-feira será quente em todos os estados do Sudeste.

 

 

Foto de Valéria Marques, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Mais calor na quarta-feira

A quarta-feira, 14, será um dia com mais calor em todo o Sudeste. Mas no estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, a situação pré-frontal vai favorecer um aquecimento ainda maior. A temperatura nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro devem se aproximar dos recordes de calor para este ano.

 

Confira os recordes atuais de calor em 2018 nas capitais da Região Sudeste, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

 

São Paulo: 33,7°C  - 24 de janeiro

Rio de Janeiro: 39,4°C - 19 de janeiro

Belo Horizonte: 34,1°C - 13 de outubro

Vitória: 36,5°C - 29 de janeiro



Frente fria no feriado

Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro durante a quinta-feira, 15 de novembro, feriado pela Proclamação da República. Na sexta-feira, 16, o sistema ainda estará próximo do litoral do Rio de Janeiro e se afasta para alto-mar o sábado, 17 de novembro.

A passagem desta frente fria vai estimular um novo crescimento de áreas de instabilidade por toda a Região Sudeste. As condições para chuva aumentam até o domingo e todos os estados poderão ter mais episódios de chuva forte. Pode voltar a chover forte inclusive nas quatro capitais durante o feriado prolongado. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%