AGROCLIMA

Condições do tempo colaboram com as lavouras nesta semana

30/01/2017 às 09:50
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Texto escrito pelo agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

 

 

Análise das condições do tempo na última semana: Colheita de soja e plantio da 2ª safra foram favorecidos nessa semana

 

* Os últimos 5 dias foram marcados pelo retorno das chuvas apenas na forma de pancadas, possibilitando a realização da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de 2ª safra no Mato Grosso, Goiás e demais regiões produtoras do Centro-Oeste e do Paraná. Não houve novos registros de perdas de produtividade e de qualidade, como observado na semana retrasada, onde ocorreu a primeira grande invernada da temporada. No Sul, apesar do tempo mais firme e quente, não houve relatos de perdas, já que esse último final de semana, houve registros de chuvas em algumas localidades. O mesmo ocorreu na região do Matopiba.

*Assim, até o momento as condições se encontram satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras, bem como as práticas agrícolas. 

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 23 e 29 de janeiro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Tempo colabora com as lavouras.

 

* Para essa segunda-feira (30) a previsão é de pancadas de chuvas em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, cerrado e sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Chove durante boa parte do dia sobre as áreas produtoras do Pará. No Matopiba, a segunda-feira será de tempo mais aberto, com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuva muito localizadas.

 

* Com essas condições meteorológicas previstas para esse início de semana, a colheita da soja e posterior plantio das lavouras de 2ª safra estarão garantidas, apesar da possibilidade de paralisações momentâneas por conta dessas pancadas de chuvas. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas manterão os solos com níveis satisfatórios de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Não há previsão para essa semana de que venham ocorrer novos períodos de invernada, inviabilizando totalmente as práticas agrícolas e, principalmente, causando perdas nas lavouras.

 

* Ao longo dessa semana há previsão de que venham ocorrer chuvas sobre todas as regiões produtoras do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão e Pará. Possibilitando que as lavouras encontrem condições satisfatórias ao seu desenvolvimento e os produtores consigam realizar os tratos culturais. Assim, essa semana será uma semana marcada pelas chuvas mais frequentes, porém, apenas na forma de pancadas. Uma condição observada na primeira quinzena de janeiro. Contudo, vale ressaltar que um novo período de invernada poderá ocorrer entre os dias 12 a 20/02 sobre a região central do Brasil, algo muito parecido com o ocorrido na semana retrasada.  

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 04 e 08 de fevereiro.

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09