AGROCLIMA

Produtor deve ter cuidado antes de dessecar a soja

03/02/2017 às 11:51
por Redação

Oferecimento

Nesta sexta-feira (03), áreas de instabilidade que estão sobre grande parte da região central do Brasil colaboram para manter o tempo instável com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. A chuva traz bastante transtorno aos produtores porque afeta os trabalhos de campo, principalmente a colheita, plantio e pulverizações. Lavouras de soja apresentam altos índices de grãos avariados, onde o desconto dos armazéns e trading é enorme, relata o agrometeorologista, Marco Antônio Santos.

 

Há relatos e queixas de muitos produtores sobre perdas também nos índices de produtividade. Além de atrapalhar a colheita, o plantio do milho safrinha também fica comprometido, uma vez que os solos encharcados dificultam a operação. A tendência para a semana de 05/02 a 11/02 é que o padrão meteorológico se mantenha inalterado e como o corredor de umidade estará voltado mais ao norte do País, a chuva na semana que vem nesta parte do Brasil deverá ficar um pouco mais esparsa. Porém, a previsão de uma nova invernada a partir do dia 12 de fevereiro ainda continua ativa.

 

Análise de previsão de médio, longo e curto prazo

 

Em grande parte do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, há previsão de pancadas de chuva o que mantem bons níveis de umidade no solo e favorece o desenvolvimento das lavouras. Porém, como alguns produtores já iniciaram a colheita da soja, essas chuvas poderão ocasionar paralisações momentâneas. Os modelos meteorológicos para a semana que vem apresentam um volume de chuva que pode ultrapassar os 150 mm o que inviabiliza todas as atividades de campo. O cuidado deve ser redobrado para os produtores que pretendem realizar o trabalho de dessecar a soja, pois poderá ter problemas para retira-la do campo, alerta Santos.

 

 

O tempo mais aberto sem chuva apenas no oeste gaúcho. As demais áreas do Sul e também o Mato Grosso do Sul seguem com previsão de pancadas de chuvas bem localizadas. No começo da semana que vem há previsão da passagem de uma nova frente fria ao largo do litoral gaúcho com pouca influência no interior do continente. Este sistema se afasta rapidamente, mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer principalmente em áreas do Paraná e de Santa Catarina. Não há expectativa de chuva volumosa e frequente como aconteceu nos últimos dias.

 

Confira o acumulado de chuva para os próximos dias no Brasil

 

Mas, de qualquer forma é uma notícia boa para garantir a umidade no solo e deixar os campos com condições satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras. Ótimo para quem está em plena colheita da soja e posterior plantio do milho safrinha.

 

O mês de fevereiro está se mostrando com chuvas bem irregulares em toda a região Sul. Os produtores devem estar atentos à irregularidade que poderá trazer algumas perdas regionalizadas de produtividade.

 

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09