Previsão Climática para Maio de 2024

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Análise do meteorologista Vinicius Lucyrio

Região Sul 

As frentes frias ficam mais frequentes ao longo de maio, e deixam o tempo mais instável sobre o sul da região, no RS. No entanto, o deslocamento destes sistemas é mais oceânico, com maior impacto sobre o leste do PR e de SC, que deverão ter chuvas mais intensas, porém menos persistentes. Em todo o RS, a tendência é de volumes de chuva um acima da média. Nas outras áreas, a chuva é menos frequente e mais isolada, e os acumulados ficam menores que os normais, especialmente no oeste do PR. A temperatura varia mais em maio com a entrada de mais massas de ar frio, que provocam quedas, por vezes expressivas, de temperatura especialmente no RS e em SC. No PR, o ar quente que avança do interior do continente ainda favorece dias de calor no oeste e norte do estado, calor este que poderá ser bastante intenso para a época em especial na primeira quinzena. Temperaturas acima da média em todas as áreas, principalmente no PR e interior de SC.

Região Sudeste

Tempo seco na maior parte da região. As frentes frias afetam pouco o interior do Sudeste, e terão maior influência na faixa litorânea de SP e do RJ, onde há risco de volumes de chuva elevados. Em todas as áreas, volumes de chuva um pouco abaixo da média. O tempo seco favorece maiores amplitudes térmicas diárias no interior de SP e MG, onde ainda ocorrem dias quentes na primeira quinzena. Especialmente no oeste paulista, o calor poderá ser intenso relativo ao padrão do mês. No leste de MG e Zona da Mata, temperaturas mais próximas da normalidade. As massas de ar frio ficam mais frequentes a partir da segunda quinzena, com maior atuação pelo sul e leste de SP, RJ e centro-sul de MG.

Região Centro-Oeste

O ar fica mais seco em maio em todas as áreas, com volumes de chuva baixos e menores que os normais, especialmente no sudoeste do MS. A umidade relativa do ar tende a ficar mais baixa, com índices entre 20 e 30\%, especialmente no interior de MT e GO em quase todas as tardes, favorecendo grandes amplitudes térmicas. Os dias ainda serão quentes, com temperaturas acima da média, mas há possibilidade de frio intenso no MS e sudoeste do MT, embora os períodos frios tendam a ser curtos. O calor ainda poderá ser intenso durante alguns períodos no oeste, centro e sul do MS.

Região Nordeste

Ao longo de maio o tempo fica mais seco em todo o interior da região, com maiores variações térmicas diárias e queda nos índices de umidade. Em todas estas áreas, chove pouco e os acumulados ficam abaixo da média. Na costa norte, chuva acima da média entre o litoral do MA e o RN, com chuvas mais concentradas no início do mês por conta do afastamento da ZCIT; chove acima do normal também no norte do PI, em todo o CE, interior do RN e PB. Na faixa leste, a chuva segue aumentando principalmente entre a BA e PB, e os acumulados ficam um pouco acima da média.

Região Norte

O tempo fica mais seco no sul da região, e as pancadas de chuva se concentram principalmente na primeira quinzena. Em quase todas as áreas, os volumes de chuva ficam abaixo da média. Há condições para volumes mais elevados que os normais somente no norte e oeste do AM, norte do PA, sul de RR, no AP. As temperaturas seguem altas e acima da média, mas há possibilidade de friagens no sul da região, no AC e em RO.