Chuva no Sul não vai ficar bloqueada

23/07/2015 às 11:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral de SC poder ter chuva forte nesta sexta

A nebulosidade aumentou sobre o Sul do Brasil e quinta-feira já amanheceu com grande quantidade de nuvens em quase toda da Região.

Na imagem de satélite, as manchas amarelas e verdes representam a nebulosidade. As nuvens mais densas estão sobre o Rio Grande do Sul, onde já chovia com fraca a moderada intensidade de manhã no oeste do estado.

 

 

No decorrer desta quinta-feira, estas áreas de instabilidade vão provocar chuva também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná, mas não há previsão de tempestades como na semana passada. Mesmo assim, a situação exige atenção. Por causa da chuva excessiva da primeira quinzena de julho, dezenas de cidades estão em emergência e qualquer chuva agora pode causar um novo deslizamento, o transbordamento de um córrego. Ainda não deu tempo dos rios voltarem ao nível normal e o solo está completamente encharcado.

O mapa mostra a estimativa da chuva acumulada para os próximos cinco dias na Região Sul. O maior acumulado ocorre no litoral de Santa Catarina.

 

 

Grande Florianópolis pode ter chuva forte

De forma geral, a passagem destas áreas de instabilidade sobre o Sul vai provocar chuva moderada a fraca. Mas há uma preocupação com leste de Santa Catarina. A chuva desta vez é preocupante no litoral de Santa Catarina e no vale do Itajaí. A instabilidade aumenta nesta sexta-feira e a região da Grande Florianópolis poderá sofrer com a chuva muito volumosa. A chuva na capital catarinense já está acima da média para julho.

 

 

Estas novas áreas de instabilidade não vão provocar ficar bloqueadas sobre o Sul. A previsão é de que as nuvens carregadas já afastem no sábado permitindo a diminuição da nebulosidade e a volta do sol.

O fim de semana promete sol, noites frias e tardes com temperaturas amenas. Há condições para nevoeiro no início da manhã.

 

Confira a expectativa de chuva para 15 dias

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%