Previsão para a noite de Blue Moon

31/07/2015 às 00:44
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/07/2015 às 20:02

Oferecimento
Saiba porque o ar seco é bom para clicar a lua

Atualizado às 12h00 de 31/07/2015

 

A lua passou pela fase cheia às 7h43 desta sexta-feira, 31 de julho, quando o disco lunar ficou 100% iluminado. A noite de sexta será de Blue Moon. Mas a lua já vem dando show no céu desde o início da semana, e com as noites sem nuvens em grande parte do Brasil, muita gente clicou a lua, acompanhando seu crescimento.

Você curte fotografar os astros, as coisas do tempo? Prepare-se então para a noite de Blue Moon. Limpe as lentes da câmera, do celular, do tablet, do binóculo, dos óculos, do telescópio. A lua está esplendorosa!

 

A noite de 31 de julho de 2015 é especial. É noite de uma lua cheia Blue Moon!

 

Você terá toda a noite para clicá-la e o tempo estará perfeito. O grande e forte anticiclone (alta pressão atmosférica) que se instalou sobre o Brasil esta semana vem secando o ar em todas as Regiões do país, o que diminui a nebulosidade e o risco de chuva. As noites da última semana de julho estão sendo limpas, com pouca ou nenhuma nebulosidade em quase todo o Brasil.

 

Ar seco reduz a cintilação

Uma noite seca e limpa é tudo que um astrônomo quer para observar os astros. Por quase todo o país, a secura do ar dos últimos dias já incomodou muita gente e a rinite atacou. Mas o lado bom desta situação meteorológica é que o ar muito seco reduz a cintilação. Este fenômeno atrapalha muito a observação dos astros a olho nu ou mesmo com binóculos e telescópios.

O professor Marcos Calil explica o que é a cintilação e a relação deste fenômeno com o nível de umidade no ar.

 

 

Previsão para a noite de Blue Moon

A previsão para a noite de Blue Moon é de que o céu fique com pouca ou nenhuma nuvem em quase todos os estados do Brasil. Em praticamente todo o país será possível ver a lua cheia durante toda noite de 31 de julho e na madrugada de 1 de agosto sem nenhuma ameaça de chuva.

Mas em algumas áreas do Brasil, a nebulosidade será grande e poderá frustrar a apreciação da lua cheia.

 

 

Confira a previsão por Região

 

Na Região Sul, uma frente fria aumenta a nebulosidade no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas só há previsão de chuva para a fronteira com o Uruguai. Nas outras áreas gaúchas, incluindo Porto Alegre, a lua cheia estará envolta em nuvens, mas que não vão esconder completamente o astro. Em Santa Catarina e  no Paraná, a noite de sexta e a madrugada de sábado serão praticamente sem nuvens. A sensação será de frio no Sul!

 

Na Região Sudeste, praticamente todas as áreas passam a noite de 31 de julho e a madrugada do dia 1 de agosto com pouca ou nenhuma nuvem. Algumas áreas no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais terão um pouco de nuvens, mas que não deve impedir completamente a visualização da lua cheia. A temperatura fica amena e a sensação será de frio.

 

Quem mora na Região Centro-Oeste terá tempo firme e o céu sem nuvens durante toda a noite de sexta e a madrugada deste sábado para ver (e clicar) a Blue Moon. A temperatura fica amena e quem for passar a noite acordado tomando “banho de lua cheia” vai sentir um pouco de frio.

 

Em grande parte da Região Norte será possível apreciar a Blue Moon, especialmente no Tocantins, no Acre e em Rondônia. O centro-norte do Amazonas, Roraima, o Amapá e o norte do Pará terão grande quantidade de nuvens e até chuva na noite de 31 de julho e também na madrugada de 1 de agosto.

 

Na Região Nordeste, o excesso de nuvens e também as pancadas de chuva devem atrapalhar a visão da Blue Moon no litoral, na zona da mata e no agreste entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. No litoral do Maranhão e no litoral da Bahia também podem ocorrer pancadas de chuva, mas a quantidade de nuvens será menor do que na faixa entre Sergipe e o Rio Grande do Norte.

 

O forte sistema de alta pressão atmosférica que está sobre o Brasil está dando sua valiosa colaboração para você poder ver e fotografar a Blue Moon de 2015. Agora é com você! Clique a Blue Moon!

Participe e compartilhe com a Climatempo pelo site e pelas redes sociais com o #fotografeotempo. A sua luona estará aqui para todo mundo ver.

Será que conseguiremos mostrar pelo menos uma Blue Moon de cada estado do Brasil? Tomara!

Eis algumas clicadas da lua quase totalmente cheia.

 

            Nova Friburgo (RJ) 30-7-2015 por Mariane Mineiro

 

           Taubaté (SP) 30-7-2015 por Silvia Salles Fusco

 

          São Leopoldo (RS) 30-7-2015 por Welington

 

 

Guarulhos (SP) 29-7-2015 por Daniel

 

Santa Maria (RS) 30-7-2015 por Eder Luiz de Mello

 

Acabou o frio do inverno?

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%