O que aconteceu em Panorama?

11/09/2015 às 21:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tornado, downburst ou microburst?

A população de Panorama, cidade paulista às margens do rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, vai demorar para esquecer o dia 10 de setembro de 2015. A tempestade que passou sobre a cidade deixou um rastro de destruição severa: casas completamente destelhadas, dezenas de árvores tombadas, algumas arrancadas pela raiz, vidraças estilhaçadas, caminhão tombado. Até postes e muros caíram.

 

 

 

 

Tudo isto ocorreu em meio a uma chuva torrencial e em poucos minutos.

Depois que o vento parou ou diminuiu, as pessoas foram andando pela cidade sem entender o que havia acontecido, olhando os estragos, assustadas.

 

 

 

O que aconteceu em Panorama?

Diante das imagens que rapidamente apareceram na internet, a primeira ideia é de que um tornado passou pela cidade. De fato, a destruição causada pela tempestade que passou sobre Panorama é compatível com a de um tornado, mas o olhar técnico dos meteorologistas teve muitas dúvidas.

A Climatempo conversou com o professor Carlos Morales, do Departamento de Meteorologia da Universidade de São Paulo, que ministra cursos sobre identificação de supercélulas através de radares meteorológicos, que são os instrumentos essenciais para a detectação de uma possível região com tornado.

No caso de Panorama, por enquanto não foi possível analisar as imagens específicas do radar meteorológico de Presidente Prudente para fazer a avaliação técnica apurada. Mas ao analisar as fotos e vídeos, o professor Morales comentou: “pelas fotos, está mais com cara de downburst do que de tornado. Caminhões tombados, árvores quebradas e telhas quebradas indicam ventos muito fortes, similar ao que ocorreu na terça aqui em casa e na USP. Várias árvores caíram. Vendo os vídeos, nota-se árvores e galhos quebrados, mas não vejo nenhuma torção.”

Vários meteorologistas da Climatempo também viram as imagens da destruição em Panorama e, numa primeira análise, também descartaram a ocorrência de tornado, mas apontaram para um downbusrt ou um microburst (micro explosão). Existe também macroburst.

 

É possível fazer um seguro para proteger os bens materiais do tempo severo?

 

 

 

 

Todos estes fenômenos são basicamente correntes de ar extremamente fortes que se desprendem da base de algumas nuvens cumulonimbus. Ventania, chuva intensa, descargas elétricas e granizo são fenômenos meteorológicos comuns gerados por estas nuvens.

Afinal, qual a diferença entre a ventania do tornado, de um downbusrt ou um microburst? A meteorologista Josélia Pegorim comenta.

 

 

 

O Brasil consegue prever tornados?


Tornado em Xanxerê (SC) em 20 de abril de 2015

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%