Chuva dá uma breve trégua em Porto Alegre

22/09/2015 às 17:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volume acumulado já alcançou a média do mês

As áreas de instabilidade que estão bloqueadas sobre o Rio Grande do Sul enfraquecem nesta quarta-feira sobre o nordeste do Estado, o que deve diminuir a nebulosidade sobre Porto Alegre. A região da capital gaúcha deve ter finalmente um dia sem a chuva frequente. Mas a trégua será curta. A partir de quinta-feira, as áreas de instabilidade ganham força de novo e a chuva volta com força.

 

 

Quando a chuva vai parar?

A chuva tem sido intensa também em muitas áreas do litoral e do interior do Rio Grande do Sul. O bloqueio atmosférico que se organizou sobre o Brasil na semana passada vem forçando a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, que estão provocando temporais. As correntes de vento sobre o Brasil estão levando o ar muito quente do centro-norte do país para o Sul. Esse calor ajuda a formar as áreas de instabilidade.

Este bloqueio deve enfraquecer na semana que vem, mas até pelo menos a segunda ou terça-feira, 29 de setembro, os gaúchos ainda vão sofrer com os temporais e as enchentes.

 

Chuva atinge a média

Chove praticamente sem parar na região de Porto Alegre desde o dia 16 de setembro. A Grande Porto Alegre tem convivido com muita chuva, raios e até granizo. Do dia 16 até o meio da manhã do dia 22 de setembro, a capital gaúcha recebeu quase todo o volume médio de chuva para todo o mês de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, neste período choveu aproximadamente 127,0 mm. Em 22 dias choveu 136 mm. A média de chuva normal para setembro é de 139,5 mm.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%