Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / RS continua em alerta para tempestade

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    RS continua em alerta para tempestade

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    RS continua em alerta para tempestades

    Desde o fim da tarde da quarta-feira, 14 de outubro de 2015, todo o Rio Grande do Sul entrou numa nova situação de alerta para tempestades severas. Várias cidades gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre, sofrem com chuva muito forte, rajadas de vento superiores a 80 km/h e quantidades de granizo excepcionais. Entre a noite de quarta e o começo da manhã desta quinta-feira, a passagem de uma intensa Linha de Instabilidade (LI) espalhou os temporais com granizo e ventania acima de 100 km/h. Uma LI é um conjunto de grandes nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam interligadas e juntas.

     

     

    Pelo menos no decorrer da tarde desta quinta-feira, 15 de outubro, o Rio Grande do Sul permanece em alerta para mais tempestades. Uma nova LI (LI 2)se formava sobre a região central o Rio Grande do Sul por volta das 9 horas da manhã e tende a avançar para nordeste levando uma nova onda de temporais para a Grande Porto Alegre e também cidades da região serrana e do litoral norte do Rio Grande do Sul.

     

     

    Tempestades avançam sobre Santa Catarina

    No decorrer da tarde desta quinta-feira, as duas LI avançam sobre Santa Catarina. Tempestades com ventania e granizo também devem ocorrer neste estado podendo atingir a Grande Florianópolis. Os vídeos mostram a tempestade de granizo sobre Sapucaia do Sul e Montenegro, cidades da Grande Porto Alegre. Situações como estas são raras.  Em Sapucaia do Sul, a Defesa Civil analisa a possibilidade de decretar emergência por causa do estrados feitos pela tempestade de chuva e de granizo.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Quando vai parar de chover?

    As nuvens carregadas que provocam os temporais estão associadas a uma frente fria. O sistema se afasta do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e chuva vai parando. A previsão é de que a sexta-feira seja fria e com muitas nuvens, mas pouca chuva. Porém, ainda pode ocorrer fortes rajadas de vento por causa de um ciclone extratropical que se forma entre o Rio Grande do Sul e o litoral da província de Buenos Aires, na Argentina. A chuva dará uma trégua aos gaúchos no fim de semana, que deve ser com predomínio de sol. Porém, a Climatempo alerta para uma situação de risco de temporais durante segunda-feira.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias