Teremos ZCAS no verão?

03/11/2015 às 22:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/11/2017 às 19:53

Oferecimento
Fenômeno traz chuva volumosa para o país

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS na forma usualmente abreviada, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o elevado volume de chuva produzido durante a atuação da ZCAS, que em média atua por período de 5 a 10 dias, pode representar grande parte da chuva do trimestre mais chuvoso do ano.

Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país do Amazonas ao Rio De Janeiro. As imagens de satélite aparentam ser quase iguais de um dia para outro quando a ZCAS está atuando.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma grande e prolongada zona de convergência de fluxos de umidade sobre o Brasil resultado da interação da circulação de vários sistemas meteorológicos: frentes frias na costa do Sudeste, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Nordeste (VCAN), sistema de circulação ciclônica que se forma em torno de 10 km de altitude, e a Alta da Bolívia, grande sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica) que se estabelece sobre este país em torno de 10 mil metros de altitude.

 

  

 Esquema de formação normal da ZCAS

 

É assim que se organiza uma ZCAS em anos normais. Mas 2015 não é um ano normal! É um ano de El Niño e com forte intensidade. O aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico Equatorial, que é a característica do El Niño, altera a circulação geral da atmosfera sobre a América do Sul e isto interfere na formação e na intensidade da ZCAS.

 

A meteorologista Patricia Madeira explica: "“Em anos de El Niño também pode haver formação de ZCAS, mas ela tem um comportamento um pouco diferente, por causa das mudanças que o fenômeno provoca na atmosfera, de uma forma geral. Quando falamos em menos chuva que o normal no Nordeste do Brasil em anos de El Niño, estamos falando de um sistema de alta pressão que fica quase permanente e dificulta a formação de nuvens de chuva. Mas isso não acontece apenas no Nordeste, acontece também na região norte de Minas Gerais e muitas vezes afeta também o centro mineiro. O centro de alta pressão em superfície, ou o vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), fica mais a sul que o normal, e isso “empurra” todos os sistemas mais para sul. Assim, em anos de El Niño a ZCAS até aparece, mas numa posição mais a sul, chegando até o Paraná e, em casos especiais, até a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. Ela é menos intensa, mas ainda capaz de provocar prejuízos por causa dos dias seguidos de chuva.”

 

  Posição do VCAN e da Alta da Bolívia em anos de El Niño no processo de formação da ZCAS

 

Novembro começou com grandes áreas de instabilidade entre o Amazonas, Mato Grosso e São Paulo. As imagens de satélite mostram uma faixa de nebulosidade que parece com a ZCAS.

 

 

 

Será que o fenômeno está se formando? Como o El Niño interfere na formação da ZCAS? Confira as explicações da meteorologista Patricia Madeira.

 

 

 

El Niño agrava a seca na bacia do rio Doce

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%