Que lugar é este?

26/11/2015 às 21:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Descubra as moradas das estrelas

“Esta tarde o céu ficou avermelhado desde o W até o S, raro ver isto por aqui!“

Frase de Marco Rosa, técnico do Observatório do Pico dos Dias ao observar e fotografar o céu no fim da tarde de 25 de novembro de 2015.

 

 

 

Marco estava num lugar muito alto, a 1864 metros acima do nível do mar, que é a altitude deste observatório astronômico em Brazópolis, uma pequena cidade no Sul de Minas Gerais, muito próxima da divisa com São Paulo, da região de Campos do Jordão.

 

 

 

Naquele fim de tarde de 25 de novembro de 2015, sobre a cabeça de Marco e da cúpula do observatório existia uma grande camada de nuvens altas, que estava acima da camada de nuvens baixas que podia ser vista no horizonte abaixo. O avermelhado do céu veio da interação da luz do quase anoitecer com os cristais de gelo da camada de nuvens altas. Eram as nuvens do começo da dissipação das áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste.

 

Você já imaginou estar lá no alto do Pico dos Dias olhando as estrelas num telescópio de verdade, como os astrônomos fazem? É possível fazer isto sim! O Observatório do Pico dos Dias (OPD) é um local para estudos científicos astronômicos mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica. Todos os anos, mas só uma vez no ano, o OPD faz um dia de visitação pública quando os visitantes podem fazer observações nos diversos telescópios que existem lá. Dá para imaginar que a fila deve ser bem grande, já que a visitação é só uma vez por ano. Você vai encontrar outras informações sobre o ODP na internet.

Você é astrônomo amador ou só um apaixonado pelas estrelas? Então, clique na foto e você será levado para lugares incríveis, especiais para ver o céu e as estrelas.

 

 

 

 

Ah! A nebulosidade está diminuindo sobre a Região Sudeste e você terá melhores condições poderá ver estrelas até a noite do sábado, 28, e para curtir uma bela lua.

 

 

 

Veja como vai ficar o tempo na Região Sudeste nos próximos dias

 

O Momento Astronômico é o canal de Astronomia da Climatempo. Experimente!

 

Fotografeotempo porque tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do dia.

Pelas redes sociais: #fotografeotempo

Pelo site: Participe

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%